Diario de Pernambuco
Busca

EUA

Trump anuncia ter contribuído com a desistência de diversos países da Huawei

Publicado em: 15/07/2020 15:59 | Atualizado em: 15/07/2020 16:02

 (Foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em uma coletiva a imprensa ser o responsável por vários países estarem desistindo da implantação do sistema de rede 5G da empresa chinesa Huawei. “Convencemos muitos países, eu próprio fiz isto na maior parte, a não usar Huawei, porque achamos que é um grande risco de segurança. Washington ofereceu aos aliados um ultimato e se quiserem fazer negócios conosco, não podem utilizá-la.", declarou o líder norte-americano.

Segundo comentou Trump, o Reino Unido, a Itália e "muitos outros países" abandonaram o lançamento em suas redes nacionais de 5G com o gigante tecnológico Huawei. Entretanto, o presidente do EUA não confirmou que os convenceu a largar o negócio, nem especificou quais as outras nações que teria seguido essa direção.
 
Em contrapartida, de acordo com publicação da emissora Sky News, o Reino Unido negou que tenha existido qualquer interferência externa em sua decisão de excluir a empresa da China. "Bem, todos nós conhecemos Donald Trump, não conhecemos? Todo o tipo de pessoas pode tentar reclamar crédito pela decisão, mas isso foi baseado em uma avaliação técnica do Centro Nacional de Segurança Cibernética sobre como poderíamos ter os sistemas 5G da mais alta qualidade no futuro", garantiu Matt Hancock, secretário de Saúde britânico.

 
O Reino Unido em janeiro desse ano autorizou a empresa asiática a desenvolver um papel parcial no desenvolvimento da rede 5G. Porém, Londres acabou decidindo eliminar a Huawei do processo, o que causou críticas de politização do Governo de Pequim.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.