Diario de Pernambuco
Busca

FRANÇA

Primeiro-ministro francês apresenta demissão a Macron

Por: AFP

Publicado em: 03/07/2020 07:19 | Atualizado em: 03/07/2020 07:42

 (O gabinete de Philippe apresentou nesta sexta-feira sua renúncia, que o presidente Emmanuel Macron aceitou. Foto: Christophe ARCHAMBAULT / POOL / AFP)
O gabinete de Philippe apresentou nesta sexta-feira sua renúncia, que o presidente Emmanuel Macron aceitou. Foto: Christophe ARCHAMBAULT / POOL / AFP
O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, apresentou nesta sexta-feira (3) a sua demissão em bloco do governo ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido, anunciou a presidência.

O governo atual permanecerá a cargo dos assuntos correntes até a nomeação do novo gabinete, destacou o Palácio do Eliseu em um comunicado.

De modo imediato, a presidência não anunciou os motivos da demissão, mas uma mudança de gabinete era esperada após a derrota sofrida pelo partido do governo nas eleições municipais. 

A grande incógnita é se o presidente continuará com Edouard Philippe, conservador, à frente do governo ou se buscará uma guinada à esquerda para os últimos dois anos de mandato, já pensando nas eleições de 2022.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.