Diario de Pernambuco
Busca

AMÉRICA LATINA

Presidente do Peru pede referendo para eliminar imunidade parlamentar

Por: AFP

Publicado em: 05/07/2020 17:51

Martín Vizcarra quer que população decida sobre fim de imunidade parlamentar no Peru (AFP PHOTO / PRESIDENCIA DEL PERU - ANDRES VALLE)
Martín Vizcarra quer que população decida sobre fim de imunidade parlamentar no Peru (AFP PHOTO / PRESIDENCIA DEL PERU - ANDRES VALLE)
O presidente peruano Martín Vizcarra anunciou neste domingo (5) que vai submeter sua proposta para eliminar a imunidade parlamentar a um referendo em 2021, após o Congresso recusar a reforma.

"No âmbito dos meus poderes constitucionais, estou anunciando que submeterei a um referendo a reforma sobre a eliminação da imunidade parlamentar", disse Vizcarra em mensagem à nação. 

"O povo peruano democraticamente livre nas pesquisas decide se essa prerrogativa deve ser mantida ou eliminada", disse Vizcarra. 

O presidente anunciou que a consulta popular ocorrerá durante as eleições gerais de 2021, quando os peruanos elegerão o novo presidente, congressistas e parlamentares.

"A situação da pandemia que enfrentamos hoje não nos permite organizar um referendo, por isso a consulta será realizada em conjunto com as eleições gerais", afirmou. 

O presidente lamentou que o Congresso não tenha conseguido aprovar a reforma constitucional em uma sessão virtual no sábado. 

Eram necessários 87 votos para modificar o artigo 93 da Constituição Política. 

A proposta obteve 82 votos a favor, 14 contra e 25 abstenções.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.