Diario de Pernambuco
Busca

FLEXIBILIZAÇÃO

Paraguai abre fronteira com o Brasil

Publicado em: 31/07/2020 14:30

 Ponte Internacional da Amizade, principal símbolo da fronteira entre Brasil e Paraguai (Foto: reprodução)
Ponte Internacional da Amizade, principal símbolo da fronteira entre Brasil e Paraguai (Foto: reprodução)
O governo paraguaio decidiu flexibilizar a quarentena zero na região do Alto Paraná, que faz divisa com o Brasil. A medida foi tomada pelo Paraguai depois dos protestos e saques da população que ocorreram e que causaram inúmeras detenções.  

O ministro da Saúde Pública, Julio Mazzoleni, declarou que acordou com o departamento, localizado na zona da Tríplice Fronteira com o Brasil e a Argentina, amenizar o isolamento imposto para reduzir a propagação da Covid-19 devido às manifestações que aconteceram na Ciudad del Este,  principal centro comercial do país. Os grupos de manifestantes também atearam fogo próximo à ponte internacional da Amizade, sobre o Rio Paraná, que liga o Brasil ao Paraguai. 

Por isso, após uma reunião com as autoridades regionais, Mazzoleni garantiu que o comércio será autorizado a atuar durante o dia. "Existem, porém, estabelecimentos arriscados que combinamos não incluir nestas duas semanas, como serviços de restaurantes e academias de ginástica", disse o ministro.
 
O Paraguai já retomou a maioria das suas atividades econômicas, entretanto grandes eventos ainda permanecem suspensos assim como as aulas presenciais nas escolas, além das demais fronteiras continuarem fechadas. Segundo dados oficiais, o país apresenta até o momento 4.866 casos do novo coronavírus e 46 mortos, ressaltando que o Alto Paraná concentra mais de 40% dos infectados e 33% dos óbitos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.