Diario de Pernambuco
Busca

AÇÃO

ONG retira 103 toneladas de lixo do oceano e estabelece limpeza recorde

Publicado em: 11/07/2020 09:26 | Atualizado em: 11/07/2020 10:11

 (Foto: Jackson McMuldren/Ocean Voyages Institute/Divulgação)
Foto: Jackson McMuldren/Ocean Voyages Institute/Divulgação
Após 48 dias de expedição, 103 toneladas de redes de pesca e materiais plásticos foram retirados da região conhecida como a Grande Porção de Lixo do Pacífico. O Instituto Ocean Voyages dobrou a quantidade de resíduos, em comparação à missão passada, quebrando o recorde que havia sido estabelecido pela própria organização.

A ONG vem apostando em rastreadores de GPS desde 2018 para mapear lugares específicos para a prática. Navios e embarcações que colaboram de forma voluntária colocam os dispositivos em redes que encontram no mar. O mapeamento por satélite mostrou que a localização de uma rede pode levar a muitas outras, como se o oceano produzisse uma convergência natural. 

Depois de recolhido, o material é colocado em sacos industriais e armazenado no navio até ser destinado à reciclagem. 

Além da simples poluição pela sujeira que contamina os oceanos, a grande preocupação é com a quantidade de microplásticos, pedaços do material com menos de cinco milímetros. Pelo tamanho reduzido, esse conteúdo tóxico pode ser facilmente ingerido por diversas espécies.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.