Diario de Pernambuco
Busca

REABERTURA

Brasil não terá tratamento diferente, diz Pompeo sobre retomada de viagens internacionais aos EUA

Publicado em: 08/07/2020 16:33

Secretário de Estado norte-americano afirma que o planejamento será executado "com base na razão e na ciência, e não na política" (Foto: AFP/Arquivo)
Secretário de Estado norte-americano afirma que o planejamento será executado "com base na razão e na ciência, e não na política" (Foto: AFP/Arquivo)
O governo dos Estados Unidos está estudando a retomada de viagens internacionais, mas os brasileiros podem continuar longe de ter passe livre para entrar em território norte-americano. De acordo com o secretário de Estado, Mike Pompeo, o Brasil receberá o mesmo tratamento que os outros países na reabertura das fronteiras. Ele afirma que o planejamento será executado "com base na razão e na ciência, e não na política". 

"Sobre quando poderemos retornar às viagens, nosso relacionamento com o Brasil não é diferente do que com outros países. Estamos implementando métricas para determinar quando será apropriado e seguro permitir que a população americana viaje para outros países", disse o secretário de Estado, durante entrevista coletiva, respondendo a uma pergunta da correspondente da Folha de São Paulo.

Desde o dia 26 de maio, os brasileiros estão proibidos de entrar nos Estados Unidos. Os Estados Unidos são a nação mais afetada pela pandemia da Covid-19, com 1.683.738 casos confirmados e 67.113 mortes em razão da doença. O Brasil aparece logo em seguida, em segundo lugar, com 3.054.091 casos e 3.054.091 mortes.

Questionado sobre os critérios que o Brasil precisaria responder para ser incluído no plano de retomada da viagens internacionais, Pompeo afirmou que o país é um "grande parceiro e amigo", mas que cada nação será avaliada individualmente para que decisões sejam tomadas.

"Vamos avaliar cada nação separadamente e tomar uma decisão informada embasada na ciência e na razão, não na política. Vamos acertar e garantir que façamos o possível para abrir novamente nossa economia o mais rápido possível", afirmou. "Queremos que as viagens internacionais sejam retomadas o mais rápido possível e isso abarca nossos grandes amigos na América do Sul, incluindo o Brasil".

Pompeo comentou também as estratégias brasileiras no combate à pandemia, afirmando que Bolsonaro é "perfeitamente capaz de tomar suas próprias decisões sobre como proceder com a situação sanitária".

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.