Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Ameba 'comedora de cérebro' com alto índice de letalidade gera alerta nos EUA

Publicado em: 06/07/2020 17:57

 (Foto: BCC/Reprodução )
Foto: BCC/Reprodução
Autoridades de saúde do estado da Flórida, nos Estados Unidos, confirmaram o caso de uma rara ameba "comedora de cérebro" contraída por uma pessoa no condado de Hillsborough. A Naegleria fowleri provoca graves consequências, levando a maioria dos casos à morte. 

Entre os sintomas apresentados pelos infectados pela ameba, estão febre, náusea, vômito, dores de cabeça e rigidez na nuca. Estima-se que 97% dos pacientes morrem em em decorrência da infecção, a maioria em até uma semana.

De acordo com as autoridades sanitárias, a ameba não é transmisível de uma pessoa para outra. Frequentemente encontrada em água morna, a ameba entra no corpo pelo nariz. Por isso, o Departamento de Saúde da Flórida alertou os moradores do condado que evitem o contato do nariz com água encanada e de outras fontes da região.

As autoridades pediram que que qualquer pessoa com esses sintomas deve procurar atendimento médico rapidamente. "Lembre-se de que essa doença é rara e estratégias eficazes de prevenção podem permitir banhar-se de forma segura e relaxante durante o verão".

No caso de mergulhos, o recomendado é que se mantenha a água distante do nariz ao nadar, seja cobrindo o nariz com a mão, deixando-os fora da água ou usando itens para cobrir os orifícios.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.