Diario de Pernambuco
Busca

REABERTURA

Uma semana após retorno das aulas, França fecha 70 escolas por contágio de Covid-19

Publicado em: 18/05/2020 17:01

 (Foto: Damien Meyer/AFP)
Foto: Damien Meyer/AFP
Uma semana após o retorno das aulas do Ensino infantil e fundamental, o governo francês anunciou que 70 das 40 mil escolas do país precisaram voltar a fechar as portas devido ao contágio pelo novo coronavírus.

Quase um terço das escolas foram fechadas em apenas uma única cidade. Sens, localizada na região da Borgonha, teve 24 unidades de ensino paralisadas por causa de um caso de Covid-19. 

Segundo o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, o fechamento das escolas não deveria ser motivo de preocupação, uma vez que isso demonstra que as autoridades de saúde estavam vigilantes. 

Em entrevista ao canal de notícias BMF TV, o ministro foi questionado se não era exagero fechar dezenas de escolas por causa de uma só pessoa contagiada. "Às vezes nos acusam de fazer de menos, às vezes de fazer de mais. Se tirarmos uma linha de equilíbrio, estamos atentos à saúde das pessoas", respondeu Blanquer. 

Ainda de acordo com ele, as escolas foram fechadas seguindo dois princípios básicos: orientação das autoridades de saúde e diálogo com os governantes locais.

"Voltar à escola não é uma medida secundária; é fundamental", afirmou o ministro sobre as consequências da suspensão das aulas. Além de impactos psicológicos e de nutricionais - já que boa parte dos alunos depende da merenda escolar - há risco de abandono ou fracasso escolar.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.