Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

Postura

Líder do Partido Democrático se diz "otimista" sobre possível coalizão na Itália

Publicado em: 26/08/2019 20:45

Foto: Vincenzo Pinto/AFP
 (Foto: Vincenzo Pinto/AFP
)
Foto: Vincenzo Pinto/AFP (Foto: Vincenzo Pinto/AFP )
O líder do Partido Democrático, Nicola Zingaretti, demonstrou otimismo nesta segunda-feira sobre a possibilidade de um acordo com o Movimento 5 Estrelas (M5S) para formar um novo governo de rivais. Com isso, o líder de direita Matteo Salvini ficaria afastado do poder. Nesse caso, o premiê Giuseppe Conte, que pediu demissão na semana passada, poderia voltar ao poder.

Conte renunciou após Salvini, um dos vice-premiês, retirar o apoio de seu partido, a Liga, ao governo. Zingaretti disse a repórteres que a reunião anterior com o líder do M5S, Luigi Di Maio (o outro vice-premiê), havia sido "positiva". 

A escolha do premiê - possivelmente Conte novamente - tem sido um impasse, especialmente após Zingaretti passar a exigir que o novo governo rompa com o passado. Mas a participação do próprio Conte no diálogo sinaliza que ele pode voltar a comandar o governo, em uma aliança do M5S e do Partido Democrático, de centro-esquerda.

Salvini, cuja popularidade tem crescido na Itália, retirou seu apoio ao governo de quase 15 meses em uma tentativa de antecipar eleições. Ao anunciar sua saída, Conte a atribuiu à deslealdade de seu ministro do Interior e vice-premiê, o próprio Salvini, e criticou as ambições pessoais da Liga, que sabotavam a coalizão.

O presidente italiano, Sergio Mattarella, tem dito que, se até o meio da semana não tiver garantia de uma nova coalizão que possa resultar num governo duradouro, ele dissolverá o Parlamento e antecipará eleições.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Covid-19 põe indígenas amazônicos em grande risco
Covid-19: Taxa de isolamento social no Recife cai para 45%
05/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Manifestações por morte de garoto, Weintraub presta depoimento na PF e inquérito de facada arquivado
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco