Diario de Pernambuco
Busca

Erupção

Vulcão de Fogo registra forte explosão na Guatemala

A primeira erupção aconteceu em janeiro de 2018

Por: AFP

Publicado em: 03/06/2018 15:47

O Vulcão de Fogo da Guatemala, de 3.763 metros de altura, explodiu neste domingo (03), lançando colunas de cinzas que levaram as autoridades a aumentar o monitoramento de sua atividade, devido ao risco às comunidades próximas. A forte explosão do vulcão, localizado 35km a sudoeste da capital, corresponde à segunda fase eruptiva do ano, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Segundo o funcionário, as colunas de cinzas ultrapassam os 2.200 metros sobre a cratera, o que provocou a queda de "partículas finas" deste material sobre comunidades vizinhas, mas, apesar da atividade intensa, no momento "não é necessário realizar evacuações".

O Vulcão de Fogo, localizado entre os departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, teria gerado sua primeira erupção de 2018 em janeiro. Em setembro de 2012, ele procou a última emergência por erupção no país, provocando a retirada de 10 mil habitantes localizados em povoados ao sul.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.