Diario de Pernambuco
Busca
CONFLITO INTERNACIONAL Catar busca compensação por prejuízos de bloqueio de países árabes Isolado pelos países vizinhos, Governo do Catar busca reparação judicial utilizando mecanismos nacionais como internacionais.

Por: Agência Estado

Publicado em: 09/07/2017 14:34 Atualizado em:

O Governo do Catar informou neste domingo que está criando um comitê com o objetivo de buscar compensação pelos prejuízos decorrentes de seu isolamento da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein. Entre os membros do comitê estão os ministros da Justiça e de Relações Exteriores do Catar. 

No mês passado, os quatro países cortaram relações diplomáticas com o Catar e bloquearam os acessos ao país por terra, mar e pelo espaço aéreo. Entre as diversas justificativas para o bloqueio está o suposto apoio do Catar a extremistas. O país tem negado as acusações, classificando o ultimato do bloco como uma afronta à sua soberania. 

O promotor de justiça do Catar Ali Al-Marri disse a repórteres em Doha que o comitê vai coordenar reivindicações feitas por companhias privadas, instituições públicas e cidadãos do país. Segundo Al-Marri, o grupo poderá usar tanto mecanismos nacionais como internacionais para obter compensação e deve contratar escritórios de advocacia internacionais para representar as causas. "Aqueles que provocaram estes danos devem pagar compensações a eles", disse o promotor. 

O Kuwait tem tentado, sem sucesso, mediar a disputa. Na sexta, o bloco contra o Catar acusou o país de frustrar todos os esforços de resolver o problema, com a intenção de "continuar com sua política de desestabilizar a segurança na região". Mas Al-Marri insistiu que a decisão de buscar compensação pelos danos do bloqueio não tem relação com o estágio atual das negociações entre o país e os demais países árabes.
 
(Associated Press)