Vencedores Ipsos: Macron e Le Pen disputarão 2º turno na França, diz boca de urna

Por: AE

Publicado em: 23/04/2017 15:56 Atualizado em: 23/04/2017 16:58

O ex-ministro da Economia Emmanuel Macron, do movimento En Marche! (social-liberal), teria vencido neste domingo (23) o primeiro turno das eleições presidenciais na França, segundo o instituto Ipsos. Considerada favorita durante grande parte da campanha, a eurodeputada Marine Le Pen, do partido nacionalista Frente Nacional (extrema direita), acabou em segundo lugar. Ambos encerraram a hegemonia de socialistas e republicanos, que durante 36 anos se alternaram no Palácio do Eliseu, e disputarão o segundo turno em 7 de maio.


SAIBA MAIS

Eleição na França vai sinalizar comprometimento do país com a reforma econômica


As primeiras projeções de boca de urna divulgadas às 20h - 15h de Brasília - indicam que Macron terá em torno de 23,7% dos votos. Com 21,7%, Marine Le Pen, que dominou as pesquisas em 2016 e no início de 2017, acabou vencendo o conservador François Fillon, do partido Republicanos. A disputa, apertada como previam as sondagens, segue em aberto pelo terceiro lugar, disputado entre o conservador e o radical de esquerda Jean-Luc Mélenchon, do movimento França Insubmissa, ambos com 19,5% dos votos.


O cenário final ficou de acordo com as projeções de institutos de pesquisa, que nas últimas duas semanas indicaram a consolidação da candidatura de Emmanuel Macron.

Le Pen exalta ida ao 2º turno: "é oportunidade" contra "globalização selvagem"

Em discurso proferido nesta tarde, a candidata à Presidência da França Marine Le Pen, do partido nacionalista Frente Nacional (extrema direita), exaltou sua passagem para o segundo turno do pleito, neste domingo, conforme apontam as pesquisas de boca de urna. Ela considerou seu desempenho uma vitória contra o "sistema" que tentou "abafar o debate político". "Os franceses devem aproveitar esse debate. O que está em jogo é a globalização selvagem que ameaça nossa civilização. Ou continuamos nessa globalização, com imigração de massa, livre circulação de terroristas, ou escolhemos a França, com fronteiras que protegem nosso mercado, nossa liberdade" afirmou.

Le Pen afirmou ainda que "a grande alternância de poder é fundamental e vai colocar em pauta outra política, outras caras no poder" e "não o herdeiro de François Hollande e de seu governo desastroso". Le Pen se colocou como "a candidata do povo" e lançou um apelo aos patriotas. "Que se juntem a mim. Deixem de lado as pequenas brigas, ressentimentos e preconceitos pois o que interessa agora é a sobrevida da França", disse.

Segundo o Instituto Ipsos, as primeiras projeções de boca de urna divulgadas às 20 horas - 15 horas de Brasília - indicavam que o ex-ministro da Economia Emmanuel Macron, do movimento En Marche! (social-liberal), teria vencido o primeiro turno, com algo em torno de 23,7% dos votos. Com 21,7%, Marine Le Pen, que dominou as pesquisas recentes aparece em segundo lugar, vencendo o conservador François Fillon, do partido Republicano.