Posicionamento EUA se abstêm de votação contra embargo à Cuba na ONU Pleito não é obrigatório e não pode ser forçado, mas tem um peso simbólico. Não é comum que um país-membro da ONU não se oponha a uma resolução importante para a sua política

Por: Agência Estado

Publicado em: 26/10/2016 21:00 Atualizado em:

Os Estados Unidos se abstiveram pela primeira vez sobre uma votação de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo pelo fim do embargo norte-americano imposto à Cuba. A proposta recebeu 191 votos a favor da resolução. Apenas os EUA e Israel se abstiveram. 

A votação não é obrigatória e não pode ser forçada, mas tem um peso simbólico. Não é comum que um país-membro da ONU não se oponha a uma resolução importante para a sua política. 

O presidente Barack Obama começou um movimento de normalização das relações com Cuba, restabelecendo os laços diplomáticos e pedindo pelo fim do embargo econômico, imposto há mais de um século, mas o Congresso americano - que é controlado pelos republicanos - ainda apoiam o embargo. 

A embaixadora dos EUA na ONU, Samantha Power, informou à Assembleia Geral a decisão do seu país de não se opor ao embargo dizendo que ele isola os EUA, não Cuba. 

"A abstenção não significa que os EUA concordam com todas as políticas e práticas do governo cubano", disse Power.