Nobel da Paz Morre Shimon Peres, ex-presidente de Israel Político tinha 93 anos e havia sofrido um acidente vascular cerebral. Ele também exerceu, por duas vezes, o cargo de primeiro-ministro

Por: Mike Torres - Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/09/2016 22:36 Atualizado em: 27/09/2016 23:47

Peres recebeu o prêmio de Nobel da Paz em 1994. Foto: World Economic Forum/Flickr/Reprodução
Peres recebeu o prêmio de Nobel da Paz em 1994. Foto: World Economic Forum/Flickr/Reprodução

O ex-presidente de Israel, Shimon Peres, morreu nesta terça-feira, aos 93 anos. Ele também exerceu, por duas vezes, o cargo de primeiro-ministro. O anúncio foi feito pelo Sheba Medical Centre de Tel Hashomer, onde o político estava internado desde 13 de setembro, de acordo com a agência de notícias oficial do governo do país.

Durante o dia, já havia saído que o estado de saúde de Peres era gravíssimo. Familiares foram chamados para se despedir dele. O vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1994 registrou um agravamento considerável e estava "lutando por sua vida", depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral no início do mês.

De acordo com o Canal 10, de Israel, o ex-presidente sofreu durante o dia "falência múltipla dos órgãos, com as funções renais e respiratórias seriamente afetadas".

Vida e carreira
O nome de batismo de Peres é Szymon Perski. Nasceu em 2 de agosto de 1923, em Wiszniew - à época parte da Polônia, atualmente uma localidade nas proximidades de Minsk, capital de Belarus.

O pai de Shimon se mudou para o Mandato Britânico da Palestina, que hoje pertence a Israel, em 1932, e se estabeleceu em Tel Aviv. A família foi morar com ele em 1934.

Peres se envolveu com a política israelense durante mais de 50 anos. Foi proclamado, através de um acordo, primeiro-ministro do país em 1984, ficando no cargo até 1986. Nesse mesmo ano, se tornou ministro das Relações Exteriores, exercendo a função até 1988.

Por conta de seus "esforços para trazer a paz ao Oriente Médio", recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1994, dividindo-o com Yitzhak Rabin e Yasser Arafat.

De 1995 a 1996, exerceu novamente o cargo de primeiro-ministro, após o assassinato de Rabin.

Em 2007, o partido Kadima anunciou a candidatura de Peres à presidência do país. Shimon venceu e assumiu o cargo aos 84 anos, governando até 2014.

Também exerceu os cargos de Ministro do Exterior, das Comunicações, do Interior e do Desenvolvimento do Negev e da Galileia.

Foi casado com Sonya Gelman, com quem teve três filhos. Sonya faleceu em 2011, aos 88 anos, de insuficência cardíaca.