Diario de Pernambuco
Busca
Emergência Costa Rica emite alerta por derramamento no Pacífico Comissão Nacional de Emergências proíbe nadadores ou navios de pesca de permanecer na área de saída do Golfo de Nicoya

Por: Agência Estado

Publicado em: 03/05/2015 19:09 Atualizado em:

A Comissão Nacional de Emergências (CNE) da Costa Rica decretou "alerta vermelho" após uma barcaça transportando 180 toneladas de nitrato de amônio afundar nas águas do Pacífico na costa do país. A embarcação estava navegando ao largo da costa na cidade de Puntarenas, quando ondas fortes a fizeram virar, causando o derramamento do produto, que é usado na agricultura como fertilizante.

Como medida de precaução, a CNE proibiu nadadores ou navios de pesca de permanecer na área de saída do Golfo de Nicoya, na região oeste do país, para evitar o contato com o nitrato de amônio. Autoridades do Serviço de Segurança Animal, do Instituto Nacional de Pesca e Aquicultura, do Ministério da Saúde e da Universidade da Costa Rica analisam o impacto do vazamento e devem anunciar medidas nas próximas horas.

O alerta vermelho significa proibição da ingestão de peixes nesta área e do contato com a água do mar em Puntarenas por banhistas. Neste fim de semana, as praias do país lotaram com o feriado de Dia do Trabalho.