Origem Imagem de menina síria se rendendo para câmera tem origem descoberta Hudea foi fotografada em 2014 por turco em um campo de refugiados

Por: Mike Torres - Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/03/2015 12:08 Atualizado em: 31/03/2015 12:19


A foto de uma menina síria, que aparentemente se rendia ao ver o fotógrafo lhe apontando a câmera, se tornou viral na semana passada e comoveu a internet. A imagem foi postada no Twitter por uma fotógrafa baseada em Gaza chamada Nadia Abu Shaban e foi retuitada mais de 16 mil vezes.

No Reddit, na última sexta-feira, a foto foi compartilhada e, recebendo mais de cinco mil votos positivos, além de 1,6 mil comentários. Surgiram vários questionamentos quanto à veracidade da imagem e à sua autoria, já que havia sido postada sem os devidos créditos. 

Nadia de fato não tirou a foto, mas também não sabia explicar quem era seu autor. Foi então que um usuário do Imgur, site dedicado ao compartilhamento de imagens, foi atrás da história real. Descobriu que o fotógrafo é o turco Osman Sagirl.

Osman trabalha na Tanzânia e tirou a foto em dezembro de 2014, no campo de refugiados de Atmeh, na Síria. A menininha se chama Hudea e tem quatro anos. Ela fugiu de sua cidade, Hama, levada por sua mãe e os dois irmãos, e percorreu 150 km até chegar a Atmeh, que fica a 10 km de distância da fronteira com a Turquia.

O fotógrafo conta que a menina estava assustada. "[Ela] mordeu os lábios e levantou as mãos. Normalmente as crianças correm, sorriem ou escondem os rostos das lentes de uma câmera", afirmou Sagirl.

O jornal Türkiye publicou a foto em janeiro, sendo divulgada pelas redes turcas, mas só na última terça-feira se espalhou pelo ocidente, causando comoção.