Diario de Pernambuco
Busca

CAPACITAÇÃO

Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular na RMR e no Agreste

Incentivado pelo Funcultura-PE, projeto promove o desenvolvimento sustentável na moda com formação de costura e conscientização ambiental

Publicado em: 12/04/2024 13:25

Formação utiliza a moda para abordar temas relativos à ancestralidade, emancipação econômica, e ao meio ambiente (Divulgação)
Formação utiliza a moda para abordar temas relativos à ancestralidade, emancipação econômica, e ao meio ambiente (Divulgação)
A designer, consultora e educadora recifense Natália Borges promove, neste mês, o curso “Costura & Upcycling”. A iniciativa acontece a partir da segunda-feira (15) até o dia 19 em Paulista, na Região Metropolitana do Recife; e entre os dias 22 e 26 de abril no município de Riacho das Almas, no Agreste pernambucano. O projeto une moda e educação ambiental para estimular o desenvolvimento sustentável no Estado.

A estilista capacitará os participantes para o mercado de trabalho com técnicas de costura industrial, processos de upcycling (método que transforma resíduos em novos produtos, com práticas menos nocivas ao meio ambiente e sem processos químicos) e teoria baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O curso também conta com palestras de profissionais convidados para abrir oportunidades para a emancipação econômica da população a partir da preservação dos recursos naturais. A formação é parte da Semana Fashion Revolution 2024 - movimento mundial por uma moda mais justa e com menor impacto ambiental, a qual Borges é embaixadora docente.

De acordo com Borges, a formação utiliza a moda para abordar temas relativos à ancestralidade, emancipação econômica, e ao meio ambiente. A Cooperativa Mimo de Mulher, em Paulista, e o Espaço Oportunidades, em Riacho das Almas, sediarão a oficina.

“Não consigo falar em moda sem falar em desenvolvimento sustentável, ou em aquecimento global e outros assuntos que estão intimamente relacionados à indústria têxtil. Roupa também tem a ver com agricultura, com transportes, petróleo e fontes de energia não renováveis. O curso tem o propósito de levar esses assuntos tão importantes para pessoas que têm menos acesso a eles, e que são as que mais sofrem diretamente os impactos das mudanças climáticas. A costura foi o meio que encontrei de falar sobre sustentabilidade e regeneração sem ter um peso tão teórico e elitista. Conseguimos abordar muitos temas e todo mundo acaba se identificando, trazendo um pouco da sua realidade para a sala de aula, enquanto aprende coisas novas que levará para a vida”, conta a designer.

O projeto tem incentivo do Funcultura-PE, e as inscrições gratuitas estão abertas no link na bio do Instagram @urd.rr. Há 20 vagas disponíveis para cada cidade, com preferência para mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade socioeconômica; comunidade LGBTQIAP+; e para a população do entorno das comunidades beneficiadas.

Sobre as aulas

No curso “Costura & Upcycling”, as alunas e alunos iniciarão pela introdução a conceitos de tecnologia têxtil (fibra, fio e tecelagem); conceitos, princípios e dimensões da sustentabilidade; responsabilidade socioambiental; economia solidária; impactos da indústria da moda ao meio ambiente; introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030; upcycling e outras soluções criativas; técnicas de costura manual; desenvolvimento da coordenação motora para a operacionalização das máquinas de costura industrial; execução de peças de baixa complexidade; empoderamento feminino; empreendedorismo e economia criativa; introdução aos conceitos de modelagem plana e moulage; aplicação dos conceitos e técnicas de corte manual em tecido plano; e execução de peças do vestuário de média complexidade através de técnicas de upcycling.

Serviço
Curso “Costura & Upcycling” (formação presencial)
Facilitadora: Natália Borges
Inscrições: link na bio do Instagram: @urd.rr
Vagas: limitadas (20 vagas em cada cidade)
 
Paulista
Datas: 15 a 19 de abril
Horário: 9h às 17h
Local: Sede da Cooperativa Mimo de Mulher
Endereço: Av. Dois, 100 - Maranguape II, Paulista - PE, 53422-070
Apoio: Cooperativa Mimo de Mulher
GRATUITO
com certificado

Riacho das Almas
Datas: 22 a 26 de abril
Horário: 17h30 às 21h30
Local: Espaço Oportunidades
Endereço: R. Drº Manoel Borba - s/n - Riacho das Almas, PE, 55120-000
Apoio: Prefeitura de Riacho das Almas/ DaTerra Project
GRATUITO
com certificado
 
VAGAS PREFERENCIAIS:
- Público feminino em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Comunidade LGBTQIAP ; 
- Para a população do entorno 
Tags: costura | moda | gratuito | curso |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL