Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia

CULINÁRIA

Pão além do óbvio: como a fermentação natural transforma ingredientes simples em obras de arte culinárias

O pão é um alimento básico que tem sido consumido em todo o mundo há milênios. Sua receita original, contudo, evoluiu de forma surpreendente ao longo dos anos

Publicado em: 13/10/2023 12:37

Movimento para resgatar a tradição da fermentação natural do pão tem ganhado força (Foto: Divulgação)
Movimento para resgatar a tradição da fermentação natural do pão tem ganhado força (Foto: Divulgação)
O pão é um alimento básico que tem sido consumido em todo o mundo há milênios. Sua receita original, contudo, evoluiu de forma surpreendente ao longo dos anos. Atualmente, em contraste com a fórmula original de trigo, água e fermento natural, esse universo culinário se desdobra em uma diversidade gigantesca, das versões industrializadas às criações diárias das padarias. 

Um movimento para resgatar a tradição da fermentação natural do pão, no entanto, tem ganhado força, visando não apenas proporcionar uma experiência gustativa autêntica, mas também oferecer benefícios notáveis à saúde.

Com o aumento na busca pela fermentação natural, o cenário das padarias artesanais em todo o país vem sendo impulsionado. Segundo Charles Rozenbaum, diretor do Supermercado Palato, o delicado processo de fermentação natural demora um pouco mais, em comparação com os pães de produção diária. 

"Um pão de fermentação natural não fica pronto no mesmo dia. Existe um processo que dura no mínimo de 48 horas. Durante esse período, bactérias e leveduras trabalham em conjunto para criar benefícios digestivos, o resultado é uma digestão mais suave", explica.

Rozenbaum afirmou ainda que a arte milenar entrega mais saúde: “Os pães de fermentação natural no Palato estão em sintonia com a tradição da marca de não usar conservantes químicos. Ao contrário dos produtos industrializados com longos prazos de validade, essa escolha proporciona aos nossos clientes uma experiência única, saborosa, aromática e, o mais importante, saudável".
Tags: culinaria | pao |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco