Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Francês Restaurante da Zona Norte apresenta menu fechado inspirado na culinária europeia Assinado pelo chef Thiago Arnaud menu A Europa em mim apresenta pratos objetivos e tradicionais

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 08/03/2016 16:46 Atualizado em: 08/03/2016 17:58

Nas entradas o destaque fica por conta do Gravlax, uma receita da culinária escandinava. Fotos: Dig Assessoria/Divulgação
Nas entradas o destaque fica por conta do Gravlax, uma receita da culinária escandinava. Fotos: Dig Assessoria/Divulgação

Inspirações tradicionais da culinária europeia invadiram o cardápio do Pátio Café & Cozinha, no bairro das Graças. A casa agora conta com um menu fechado assinado pelo chef Thiago Arnaud, que tem formação clássica francesa e trouxe para o espaço releituras de pratos clássicos como o Entrecote (uma das refeições mais tradicionais na França). Ao todo são quatro entradas, quatro pratos principais e três sobremesas, pelo valor fixo de R$ 69,90.

Para começar a experiência o cliente pode escolher entre um Petit gateau de queijo, inspirado na sobremesa, porém salgado e preparado com mix de queijos nobres. A iguaria é servida quente e o sabor lembra um pouco uma saborosa omelete de queijos, difícil de resistir. Há também o Steak tartar mignon, feito de forma clássica com filé mignon fresco cortado na ponta da faca com cornichons, mostardas rústicas, torradas e uma gema crua por cima. O destaque mesmo fica por conta do Gravlax, que não é francês, mas não deixa nada a desejar entre as opções. Especialidade da culinária escandinava feita com lâminas de salmão cristalizado, a iguaria leva mostarda de vodka e dill em azeite verde fresco e uma manteiga deleciosa como acompanhamento.

Prato principal e sobremesa também contemplam menu da casa
Prato principal e sobremesa também contemplam menu da casa

Nos principais um dos que mais chama atenção é o Tour de Poisson. Feito com de filé de peixe com manteiga de amêndoas, a proteína imita um tornedor (corte de carne vermelha alto) e mostra um exterior mais crocante e a medida que as garfadas avançam no prato o peixe vai ficando cada vez mais molhado. Ele também acompanha um risoto cremoso de calamares com açafrão. Outras opções são o Pappardelle com shiitaki, que apresenta uma massa artesanal larga com creme de shiitaki ao perfume de alecrim, o Risotto Confit, pato confitado, desfiado à mão, puxado com funghi porcinni e parmigiano rústico e o Entrecote de Paris, grelhado ao ponto e servido em lâminas com batatas ao forno e molho L´entrecôte.

"A escolha dos pratos foi feita de coisas que eu adoro comer", explica o chef, que afirma que tenta resgatar receitas clássicas com inspirações tradicionais. As escolhas variam um pouco nas sobremesas, que são Panna Cotta, um creme italiano ao perfume de baunilha fresca sobre sauté quente de morangos cítricos, Fatia Parida ao Porto, recheada por sorvete de canela, e leva doce de leite e calda de vinho do Porto e o Cioccolato & Cioccolato, mousse de chocolate meio amargo salpicado por cacau e finalizado com calda negra em crosta.

SERVIÇO
Pátio Café & Cozinha
Onde: Av. Rui Barbosa, 141, Graças
Quanto: R$ 69,90
Horário:segundas e terças, das 12h às 20h, quartas e quintas: 12h às 23h, sexta-feira das 12h à 1h e domingos, das 12h às 17h.
Informações: 3034-3534

Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco