Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Especial Dia do Macarrão: Siga nossa dicas para fazer uma deliciosa receita italiana Chefs da capital pernambucana elaboram pratos homenageando países que festejam a data

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 26/10/2015 11:15 Atualizado em: 01/11/2015 19:05

Penne All'Amatriciana é a primeira receita da série sobre o Dia do Macarrão. Fotos: Roberto Ramos/DP/D.A Press.
Penne All'Amatriciana é a primeira receita da série sobre o Dia do Macarrão. Fotos: Roberto Ramos/DP/D.A Press.

No dia 25 de outubro, o mundo inteiro celebra o Dia do Macarrão. Para não ficar de fora dessa comemoração, o Gastrô preparou uma série especial que vai apresentar sete renomados chefs de cozinha que trabalham na capital pernambucana ensinando receitas exclusivas baseadas em países que também festejam a famosa pasta.

E não dá para falar do macarrão sem falar do país que popularizou o alimento em todo o planeta. Apesar de não ter nascido na Itália, o macarrão é um dos ingredientes mais famosos usados pelo país europeu. Lá, há mais de 500 tipos diferentes da pasta, além de uma quantidade enorme de molhos e pratos feitos com o alimento. Os italianos também são os maiores consumidores da massa no mundo. Por essa razão, quem abre nossa série é uma receita tipicamente italiana, elaborada pelo chef Paolo Salvadori.

Nascido na Itália, Paolo atualmente comanda o novíssimo restaurante Riso, na Avenida Santos Dumont (Zona Norte do Recife), onde procura fazer receitas que contenham muito da tradição da terra natal, mas com toques de modernidade. No cardápio dele está a receita que vamos aprender hoje, batizada de Penne All Amatriciana.

PENNE ALL'AMATRICIANA
(por Paolo Salvadori)

Ingredientes:
100g de penne
50g de bacon
150ml de molho de tomate
40ml de azeite de oliva
40g de queijo pecorino (caso não encontre pode ser substituído por queijo parmesão)
10g de salsa bem picada

Modo de preparo:
Aqueça o azeite em uma frigideira. Em seguida junte o bacon e deixar fritar por 4 minutos. Após esse tempo junte o molho de tomate e coloque um pouco de sal. Deixe a mistura aquecer bem. Após cozinhar o macarrão na água salgada coe a massa e coloque- a na frigideira junto com o bacon e o molho de tomate. Mexa em fogo alto por 2 minutos e sirva. Para finalizar coloque o queijo pecorino por cima e decore com a salsa picada.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco