Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Especial Dia do Macarrão: Massa com ingredientes inspirados na Turquia pode ser feita também por vegetarianos Chef Leandro Ricardo ensina a fazer um colorido Maltagliati à moda turca

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 29/10/2015 09:00 Atualizado em: 15/02/2016 17:16


Gastrônomia árabe é conhecida pela mistura de sabores de influência asiática e mediterrânea. Foto: Paulo Paiva/DP/D. A Press. Gastro.
Gastrônomia árabe é conhecida pela mistura de sabores de influência asiática e mediterrânea. Foto: Paulo Paiva/DP/D. A Press. Gastro.

Cheiros, sabores, cores e uma variedade incrível de elementos que casam entre si. Por conta de sua localização a culinária turca recebe influência tanto asiática quanto do mediterrâneo ocidental e desse cruzamento nasceram uma série de pratos ricos em sabor e feitos dos mais diversos alimentos, utilizando massas, vegetais, carnes e especiarias.

Um desses elementos gastronômicos é o iogurte. Rico em proteínas e fermentos lácteos a iguaria é um dos ingredientes utilizados na receita de hoje do Dia do Macarrão. Elaborada pelo chef consultor Leandro Ricardo, a massa pode ser preparada também por quem não é adepto do consumo de carne.

Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press.
Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press.
MALTAGLIATI À MODA TURCA
(por Leandro Ricardo)

Ingredientes:
250 g de maltagliati
01 abobrinha pequena
01 berinjela pequena
02 dentes de alho picados
50 ml de azeite extra virgem
200 g de Iogurte natural
Tempero turco sumak q.b.
Sal e pimenta q.b.
4 colheres de molho de tomate

Decoração:
Folhas de hortelã
Rodelas de limão siciliano
Tomates cerejas

Preparo:
Corte a berinjela e a abobrinha em cubos e tempere-as com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com o azeite, em seguida doure o alho e coloque a berinjela. Refogue e depois acrescente a abobrinha. Tempere com o sumak, adicione o molho de tomate, misture ao maltagliati pré-cozido, finalize com o iogurte (temperado com sal, pimenta e azeite). Decore com a hortelã, tomates cereja e rodelas de limão siciliano.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco