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Economia

Somente 39% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres

Liderança feminina tem se consolidado no mercado, mas alguns desafios ainda impedem as mulheres de ocuparem posições de destaque nos negócios

Publicado em: 28/03/2025 19:21

 (Foto: divulgação)
Foto: divulgação
Nos últimos anos, a presença das mulheres em cargos de liderança no mercado de trabalho tem crescido. Contudo, os desafios para elas se estabelecerem como autoridade ainda são significativos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ocupam apenas 39% dos cargos de liderança no Brasil, mesmo representando mais da metade da população economicamente ativa.

A especialista em posicionamento estratégico e negócios para mulheres, Aline Portela, aponta que a liderança feminina se destaca por aspectos como atenção aos detalhes, gestão de multitarefas, além do olhar estratégico e intuitivo. Porém, a insegurança e a falta de posicionamento ainda são obstáculos que atrapalham muitas mulheres no processo de alcançar o seu espaço.

“Muitas mulheres têm dificuldade em se enxergar como referências na própria área. O medo do julgamento e a comparação constante fazem com que acreditem que sempre há alguém melhor do que elas”, aponta Aline.

Como mudar esse cenário?

Além dos preconceitos de gênero ainda presentes em nossa sociedade, Aline Portela também aponta três obstáculos principais que dificultam a ascensão feminina, são eles a mentalidade as e crenças limitantes, o medo de errar, a insegurança e a autossabotagem, que impedem muitas mulheres de se colocarem como líderes em suas áreas.

Outro desafio destacado por Aline é o posicionamento e visibilidade, ações que trazem obstáculos como construir autoridade, que exige tempo e consistência. Criar uma marca forte envolve cuidar da imagem pessoal, investir em marketing, produzir conteúdo e participar de eventos estratégicos.

Por fim, mais um ponto que atrapalha as mulheres é a expectativa de resultados imediatos, pois muitas mulheres esperam reconhecimento rápido e, ao não enxergarem retorno imediato, desistem antes de consolidar sua marca no mercado.

Segundo Aline Portela, a solução está no investimento contínuo na construção de posicionamento. “Posicionamento é um investimento de longo prazo. É um trabalho constante de branding, fortalecimento da comunicação e desenvolvimento da autoconfiança”, ressalta.

Método Diamante
 
Para ajudar mulheres a superarem esses desafios e estruturarem sua liderança no mercado, Aline desenvolveu o Método Diamante, uma comunidade que une metodologia, ambiência e direcionamento, que trabalha cinco pilares fundamentais para o sucesso:

Clareza e estruturação do negócio – Antes de se posicionar, é necessário ter um modelo de negócio sólido e bem definido.

Comunicação e autoridade – Saber contar histórias e construir uma narrativa forte é essencial para criar conexão com clientes e parceiros.

Atração de oportunidades e networking estratégico – Participar de eventos, se conectar com pessoas certas e gerar impacto no mercado.

Gestão de tempo e produtividade – Equilibrar a vida profissional e pessoal sem perder o foco nos resultados.

Gestão e crescimento do negócio – Passar de empreendedora para empresária, dominando a gestão financeira e estratégica da empresa.

“Se uma mulher não trabalha sua comunicação e não se posiciona estrategicamente, dificilmente ela será reconhecida como autoridade na área”, reforça Aline.

Além de criar habilidades técnicas, as mulheres líderes precisam aprender a usar suas histórias como ferramentas de posicionamento. O storytelling se tornou um dos principais recursos para fortalecer marcas pessoais e criar conexões emocionais com clientes e investidores. "Um bom storytelling pode ser o grande diferencial de um negócio. Pessoas compram pela emoção e justificam pela razão. Saber contar sua trajetória de forma autêntica e impactante gera identificação e valoriza seu posicionamento no mercado", explica.

Em seus treinamentos de posicionamento e oratória, Aline ensina mulheres a transformarem suas histórias em narrativas poderosas, que fortalecem a marca e aumentam a confiança do público.

Com o avanço das discussões sobre equidade de gênero e o aumento da participação feminina no mercado, a tendência é que mais mulheres ocupem cargos de liderança nos próximos anos. Segundo pesquisa da Bain & Company, o número de mulheres em posições de CEO no Brasil dobrou nos últimos cinco anos, embora ainda representem uma parcela minoritária. Segundo a Forbes, essa fatia é de apenas 17%.

No entanto, o crescimento da liderança feminina ainda enfrenta desafios significativos. Dados do Dieese indicam que, em média, mulheres em cargos de direção e gerência ganham R$ 3.328 a menos por mês em comparação aos homens nas mesmas posições, totalizando uma diferença anual de aproximadamente R$ 40 mil. 

Mas há uma luz no fim do túnel para mudar esse cenário. Estudos apontam que programas de mentoria, como o Método Diamante, têm um impacto significativo na progressão de carreira das mulheres. 

Uma pesquisa da Universidade de Cornell revelou que tais programas aumentam as taxas de promoção e retenção de mulheres entre 15% e 38% quando comparadas a colaboradores não mentorados. Além disso, a Harvard Business Review apontou que mulheres participantes de programas de mentoria têm 15% mais chances de serem promovidas em relação àquelas que não participam dessas iniciativas. 

"Nosso papel como mulheres no mercado é construir um legado, criar oportunidades e incentivar outras mulheres a se posicionarem com coragem e estratégia", conclui Aline.

Tags: mulheres | liderança |

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