Clouds26° / 27° C

Economia

IBGE: Recife se destaca como um dos principais centros de gestão pública e do território no país

Dados da pesquisa "Gestão do Território" avalia a centralidade das cidades brasileiras na administração pública e na gestão empresarial

Publicado em: 26/03/2025 22:02 | Atualizado em: 26/03/2025 22:09

 (Foto: Reprodução/IBGE)
Foto: Reprodução/IBGE
A capital pernambucana se destaca como uma das principais cidades do Brasil de acordo com o estudo “Gestão do Território 2024” divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aborda a centralidade dos municípios na gestão empresarial e pública, considerando a presença de instituições com unidades descentralizadas e atividades empresariais conectadas com a economia nacional.  

No levantamento do IBGE, na categoria Gestão Pública, o Recife aparece em 4º lugar, abaixo apenas de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), respectivamente. De acordo com a pesquisa, a presença do Recife neste ranking “rompe a centralidade” do Centro-Sul, mudando uma tendência histórica.

Segundo o estudo, o Recife está no segundo nível de centralidade de gestão pública, ou seja, apresenta alcance regional influente, abrangendo diversas Unidades da Federação, com sedes de superintendências regionais de instituições como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tribunais Regionais Federais e Regiões Fiscais da Receita Federal. 

Já no quesito “Gestão Empresarial”, a capital de Pernambuco aparece em 10ª posição, com 9.420,5 pontos, atrás de Fortaleza (CE), que aparece em 7º lugar. As capitais são as únicas do Nordeste entre as dez primeiras. Para o levantamento desses dados, o IBGE considerou a quantidade de empresas com sedes ou filiais no município. 

Confira o ranking:
 
  1. São Paulo (SP) 
  2. Rio de Janeiro (RJ) 
  3. Brasília (DF) 
  4. Belo Horizonte (MG) 
  5. Curitiba (PR) 
  6. Porto Alegre (RS) 
  7. Fortaleza (CE) 
  8. Campinas (SP) 
  9. Barueri (SP) 
  10. Recife (PE) 

PERNAMBUCO
 

O recorte local do IBGE apresenta também o predomínio de atividades empresariais e estatais localizadas no Recife, e sua influência de liderança sobre Pernambuco. Contudo, essa gestão territorial em Pernambuco se destaca pela descentralização com relação à região metropolitana, algo diferente do que ocorre no cenário nacional. Após a liderança da capital pernambucana, Caruaru e Petrolina aparecem como eixos de expansão da atividade empresarial e da gestão pública no estado.

Outro dado destacado pelo instituto é o crescimento da atividade econômica, com maior intensidade no interior pernambucano, em comparação ao observado nas cidades da Região Metropolitana, entre 2011 e 2021. O levantamento considerou a variação do número de sedes e filiais de empresas existentes em cada município.

Ranking de crescimento da intensidade empresarial nos municípios de Pernambuco (2011 a 2021): 

  1. Brejinho 
  2. Quixaba
  3. Paranatama
  4. Santa Filomena
  5. Chã de Alegria
  6. Frei Miguelinho 
  7. Carnaubeira da Penha
  8. Betânia
  9. Joaquim Nabuco
  10. Pombos

Mais notícias