Rain24° / 26° C

Seu bolso

Consignado CLT: mais de 10 milhões de pedidos de empréstimos são feitos nas primeiras horas do programa

Dados foram divulgados nesta sexta (21), pela Dataprev. Aplicativo da Carteira do Trabalho Digital tem 68 milhões de cadastrados

Publicado em: 21/03/2025 15:53 | Atualizado em: 21/03/2025 16:59

Trabalhadores com carteira podem pedir consignado  (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Trabalhadores com carteira podem pedir consignado (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
A Medida Provisória (MP) que libera o crédito consignado para 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo os domésticos, os rurais e os empregados do MEI, entrou em vigor nesta sexta (21). 
 
Até as 13h45, segundo informações da Dataprev, tinham sido simulados 10,4 milhões de pedidos de empréstimos e feitas 1,2 milhão de solicitações de propostas às instituições financeiras. 
O aplicativo da Carteira do Trabalho Digital tem 68 milhões de trabalhadores cadastrados.
 
"O trabalhador precisa ter cautela, analisar as melhores propostas, e não fazer um empréstimo desnecessário. Essa é uma oportunidade para migrar de um empréstimo com taxas de juros altos para o consignado com juros mais baixos", afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Ele reforçou que os empregados não podem comprometer mais de 35% do salário para pagar as prestações do consignado.
 
O "Crédito do Trabalhador" está disponível para todos os trabalhadores de carteira assinada somente na Carteira de Trabalho Digital (veja abaixo o passo a passo). A partir de 25 de abril, as instituições financeiras podem ofertar o crédito através das suas plataformas digitais. O empregado pode usar até 10% do saldo no FGTS para garantias ou 100% da multa rescisória em caso de demissão.
 
O programa
 
No lançamento do programa, no último dia 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu a iniciativa como uma chance de tirar os brasileiros de endividamentos com juros altos. "Agora eles podem ter crédito barato para sair da mão do agiota. Não precisa mais pagar 10% de juros (por mês). Você pode escolher entre bancos privados, bancos públicos. Aquele que cobrar menos, vá lá e faça. Será uma revolução neste país", disse.
 

Portarias
 
Nesta sexta, foram publicadas três Portarias que estruturam o Crédito do Trabalhador e o Decreto nº 12.415, que cria um Comitê Gestor das Operações de Crédito Consignado. A Portaria 435 estabelece critérios e procedimentos para a consignação dos descontos em folha de pagamento.
 
A Portaria 434 lista as formalidades para habilitar instituições financeiras para permitir a operação de crédito consignado em folha de pagamento. Já a Portaria 433 estabelece as atribuições de Dataprev e Caixa Econômica Federal na governança dos sistemas e plataformas digitais.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua