PAGAMENTO
Saiba com funciona o Pix por aproximação; função é lançada em todo o Brasil nesta sexta-feira (28)
Antes do lançamento, a modalidade estava disponível em fase de testes desde novembro do 2024Publicado em: 28/02/2025 07:45
![]() |
Modalidade funciona de forma semelhante ao pagamento por cartão de crédito por aproximação (Foto: Igor Fonseca/DP) |
A partir desta sexta-feira (28), começa a valer uma nova modalidade de pagamento via Pix: a transferência por aproximação, que dispensa a necessidade de acessar o aplicativo da instituição bancária.
A oferta do Pix por aproximação passa a ser obrigatória, neste momento apenas para celulares Android. Com a funcionalidade, basta o cliente encostar o celular na maquininha de cartão e fazer o Pix por meio da tecnologia NFC.
A modalidade funciona de forma semelhante ao pagamento por aproximação no cartão de crédito via aproximação. Para habilitar a função, é necessário integrar as chaves Pix na carteira digital.
Nas compras pela internet, o Pix será concluído com apenas um clique, sem a necessidade de captar o código QR ou usar a função 'copia e cola' do Pix.
O processo será executado dentro do site da empresa vendedora. O valor máximo por transação será R$ 500. Mas o cliente poderá diminuir o limite por operação e criar um valor máximo por dia para essa modalidade do Pix.
Antes do lançamento, a modalidade estava disponível em fase de testes desde 4 de novembro do 2024 apenas para clientes de alguns bancos que aderiram ao período de teste.
*Com informações da Agência Brasil.