![(Foto: Janaína Pepeu/Secom) (Foto: Janaína Pepeu/Secom)]() |
Foto: Janaína Pepeu/Secom |
O Governo de Pernambuco lançou, nesta segunda-feira (17), uma nova rota internacional para o estado. O voo conecta o Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freyre, no Recife, à capital da Espanha, Madrid. A parceria com a Azul, que vai operar a rota, foi oficializada no Palácio do Campo das Princesas, pela governadora Raquel Lyra.
Com três voos por semana, o novo destino terá início em junho, durante o verão europeu. O estado conta atualmente com voos diretos para cinco países: Portugal, Uruguai, Argentina, Chile e Estados Unidos. Com a nova operação para a Espanha, o Aeroporto dos Guararapes terá seis países conectados à capital pernambucana.
A partir de julho, Pernambuco contará com nove rotas internacionais ao todo: Buenos Aires, Montevideo, Lisboa, Porto, Orlando, Fort Lauderdale, Assunção, Santiago e Madrid.
“O hub logístico de Pernambuco já tem uma condição geográfica favorecida, com entrega de voos que permitem que o Brasil se conecte ao mundo. A gente operou voos para o Paraguai, para Orlando (nos Estados Unidos), foi lançado há pouco o voo para a cidade do Porto, em Portugal, e a novidade agora é o voo Recife-Madrid. Não tenho dúvida nenhuma de que ele já nasce sendo um sucesso total, com a demanda que nós temos, mas também do ponto de vista turístico, de operação de negócios, para a gente fortalecer a nossa economia. É fundamental que a gente tenha essa conexão com o mundo”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O Aeroporto dos Guararapes opera atualmente 46 rotas, sendo um ponto estratégico de ligação entre o Norte, o Sul e o Nordeste do país, além de destinos internacionais. Somente em 2024, foram realizadas mais de 29 mil decolagens no Recife, com um total de 3,8 milhões de assentos ofertados.
“Essa conexão é fundamental, pois abre uma outra capital europeia que se liga a Recife, permitindo conexões variadas entre a Europa como um todo e o nosso Estado. E isso, naturalmente, acontecerá de a gente ter um volume de passageiros, de turistas internacionais crescente vindo a Pernambuco”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery.
“Essa conquista reforça o compromisso da governadora Raquel Lyra na ampliação da malha aérea nacional e internacional. Já trabalhamos o mercado espanhol, mas com essa rota direta vamos trabalhar ainda mais para atrair turistas espanhóis para o nosso Estado e fomentar nosso turismo”, disse o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
De acordo com o gerente sênior de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo, a escolha da capital para sediar a rota foi estratégica, pois a cidade é um dos principais centros de conectividade do Nordeste brasileiro.
"Pernambuco possui grande influência regional e atende a todos os critérios de conectividade necessários para oferecer aos clientes uma nova porta de entrada para a Europa, de forma mais ágil e eficiente. Nós temos uma malha robusta aqui no Recife e essa malha só foi possível graças a uma articulação com a governadora Raquel Lyra e com a Empetur. É uma obra de muitas mãos, que chegou nesse resultado tão bom para todos aqui”, pontuou.
PARAGUAI
A companhia confirmou também o retorno da operação sazonal entre Recife e Assunção, no Paraguai. A rota, que funcionou entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, voltará a partir de 2 de julho deste ano.
“O retorno da rota entre Recife e Assunção reflete nosso compromisso em conectar cada vez mais destinos. Esperamos um aumento no fluxo de visitantes, na circulação de mercadorias e na geração de novas oportunidades de negócios entre Brasil e Paraguai”, destacou Grandolfo.
PETROLINA
Na ocasião, a governadora Raquel Lyra também tratou de planos para o aumento dos voos para Petrolina, no Sertão do São Francisco. De acordo com o gerente sênior de Relações Institucionais da Azul, novas estratégias para ampliar essa rota devem ser analisadas.
“A governadora nos pediu um cuidado especial e nós saímos daqui com uma lição de casa para avaliar o mercado e entender o que a Azul consegue fazer para melhorar essa operação e, em breve, retornaremos com uma resposta que funcione para todo mundo”, disse.