![A valorização do real, contudo, ocorreu na contramão mundial (Crédito: Pexels) A valorização do real, contudo, ocorreu na contramão mundial (Crédito: Pexels)]() |
A valorização do real, contudo, ocorreu na contramão mundial (Crédito: Pexels) |
O dólar fechou em queda de 0,10%, a R$ 5,91, nesta sexta-feira (27/1), no sexto recuo seguido. A valorização do real, contudo, ocorreu na contramão mundial, que registrou elevação da moeda americana na maioria dos mercados.
“O dólar também chegou a abrir em alta no Brasil, mas inverteu essa tendência. Isso mostra que os investidores estão achando o real barato”, diz Emerson Vieira Junior, responsável pela mesa de câmbio da Convexa Investimentos. “Nos últimos 20 dias, foram apenas quatro altas da moeda americana. Ou seja, em 16 dias, incluindo hoje, o dólar fechou numa posição mais baixa do que abriu. A fase é boa. Agora, a preocupação é com a volta das férias da política no Brasil.”
Vieira Junior observa que o mercado de capitais sofreu forte abalo em Nova York nesta segunda-feira. O tombo foi provocado por informações de que a startup chinesa de tecnologia DeepSeek conseguiu desenvolver ferramentas de inteligência artificial (IA) similares às da empresa OpenAI, a criadora do ChatGPT, mas a um custo muito inferior.