° / °
Economia
RELAÇÕES EXTERIORES

Mercosul e UE estão prestes a anunciar acordo histórico de livre comércio

Segundo o chanceler do Uruguai, Omar Paganini, "todas as partes" demonstraram apoio ao texto final do acordo, que deverá ser oficializado amanhã (06/12), durante a cúpula do Mercosul em Montevidéu

Publicado: 05/12/2024 às 18:44

Para os países do Mercosul - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai -, o acordo representa uma oportunidade de ampliar o acesso ao mercado europeu, especialmente para produtos agrícolas/foto: Reprodução

Para os países do Mercosul - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai -, o acordo representa uma oportunidade de ampliar o acesso ao mercado europeu, especialmente para produtos agrícolas (foto: Reprodução)


Para os países do Mercosul - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai -, o acordo representa uma oportunidade de ampliar o acesso ao mercado europeu, especialmente para produtos agrícolas

Após anos de impasses e negociações interrompidas, os blocos Mercosul e União Europeia (UE) chegaram a um consenso sobre o aguardado acordo de livre comércio. A declaração foi feita pelo chanceler do Uruguai, Omar Paganini, nesta quinta-feira (05/12). Segundo ele, “todas as partes” demonstraram apoio ao texto final do acordo, que deverá ser oficializado amanhã (06/12), durante a cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai.  

 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que está em Montevidéu para participar das reuniões, declarou que “a conclusão do acordo está à vista”. Sua presença no evento é vista como um sinal de que o anúncio formal será feito ainda esta semana.  

 

Para os países do Mercosul — Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai —, o acordo representa uma oportunidade de ampliar o acesso ao mercado europeu, especialmente para produtos agrícolas, que enfrentam barreiras tarifárias e não tarifárias. Além disso, pode atrair novos investimentos estrangeiros e impulsionar o crescimento econômico da região.  

 

O presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, anfitrião do evento, destacou a importância do acordo. “Este é um marco histórico para o Mercosul. Estamos demonstrando que, juntos, podemos nos posicionar como um parceiro relevante no cenário global”, afirmou.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

Mais de Economia

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP