Clouds30° / 30° C

Suape

Governo de Pernambuco assina ordem de serviço para a dragagem do canal interno do Porto de Suape

Obra é uma das mais importantes para melhoria da infraestrutura do porto e vai ampliar a competitividade do atracadouro a nível internacional

Publicado em: 30/12/2024 16:21

 (Foto: Divulgação/Suape)
Foto: Divulgação/Suape
O Governo de Pernambuco assinou a ordem de serviço para o início do serviço de dragagem do canal interno do Porto de Suape, uma das obras de infraestrutura mais importantes do atracadouro pernambucano, o sexto porto público mais movimentado do país. 

A autorização para mobilização das dragas ocorreu na última sexta-feira (27). A intervenção tem custo de R$ 199,7 milhões, sendo R$ 100 milhões do Ministério de Portos e Aeroportos, por meio do Programa de Aceleração Econômica (PAC3), e R$ 99.722.311,7 de recursos próprios do estado.

A obra de dragagem do canal, com prazo de conclusão em seis meses, é fundamental para permitir a atracação, com segurança, de porta-contêineres de 366 metros de comprimento e de outras embarcações de classe mundial com capacidade máxima de carga. 

O canal  será aprofundado para 16,2 metros e está prevista a remoção de 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos. O mesmo contrato contempla a dragagem e a manutenção da bacia de evolução e dos Píeres de Granéis Líquidos (PGLs) 3A e 3B, para aprofundamento até 18,5 metros. 

"Essa obra é fundamental para aumentar a competitividade do Porto de Suape. Ampliando o calado operacional com a dragagem, o porto poderá receber com mais segurança grandes navios, gerando mais negócios e mais emprego. Vale ressaltar que além da dragagem do canal interno, já fizemos a dragagem do canal externo e estamos finalizando as obras de recuperação do molhe do Porto. Esse é o compromisso da gestão Raquel Lyra. Estamos trabalhando e investindo muito em infraestrutura portuária para tornar os nossos portos mais competitivos", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

Com a finalização dos serviços, Suape terá o maior calado operacional para navios de contêineres entre os portos públicos brasileiros e o segundo maior calado operacional do país para granéis líquidos. Os sedimentos removidos serão encaminhados para área de bota-fora, operação já licenciada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). 

“Essa importante intervenção se soma à conclusão da dragagem do canal externo, cujas obras foram finalizadas em abril passado, com a profundidade de até 20 metros. Com isso, Suape dá um grande passo para potencializar a operação de todos os píeres e cais, além dos dois terminais de contêineres do atracadouro, o Tecon Suape e o APM Terminals (que começará a operar em 2026)”, pontua o gestor da estatal pernambucana, Marcio Guiot. 

O conjunto das intervenções atende a padrões internacionais de segurança e à legislação ambiental, elevando Suape a uma posição de destaque no cenário global. Suape é um porto de águas abrigadas, tem localização estratégica e infraestrutura adequada para estimular a atração de novas rotas marítimas e atracação das maiores categorias de navios em operação com capacidade máxima de carga. O consórcio Van Oord/Jan De Nul foi o vencedor da licitação.

Tags: Porto de Suape |

Mais notícias