Economia

Setor de serviços em Pernambuco fica estável em julho

Mesmo com o resultado, no acumulado do ano, o estado apresenta alta de 3,9% no volume de serviços

Publicado em: 12/09/2024 05:25 | Atualizado em: 12/09/2024 00:45

 (Débora Brito/Agência Brasil)
Débora Brito/Agência Brasil
Pernambuco apresentou estabilidade no mês de julho no setor de Serviços, de acordo com dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do resultado no mês, ao longo do ano, o estado acumulou alta de 3,9%.

Segundo o economista Tiago Monteiro, a estabilidade mensal no setor de Serviços no mês de julho não deve afetar o movimento crescente que o estado vem apresentando ao longo do ano e que a dinâmica econômica é considerada algo comum por fatores sazonais.
 
“Levando em consideração a anualização, na comparação entre julho deste ano com julho de 2023, podemos observar um crescimento interessante em Pernambuco. Considerando somente 2024, também ocorreu um avanço, de quase 4%. Essa questão da estagnação de um mês para o outro é natural também nos outros estados. São vários os fatores que podem impactar positivamente ou negativamente os serviços de uma forma geral”, afirma.

Para o economista, como boa parte do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e do estado gira em torno de serviços, vários setores também são beneficiados. “Quanto mais serviços tiverem, a cadeia produtiva que gira em torno deles também é alimentada. Então o crescimento não fica somente em serviços, vai para o comércio, indústria, entre outros”, destaca.

Na série sem ajuste sazonal, em relação a julho de 2023, o volume de serviços apresenta variação maior, de 5,3%, com destaque para as altas nos Serviços de informação e comunicação (14,0%), seguida pelos Outros serviços (6,8%), Transportes serviços auxiliares aos transportes e correio (4,0%).


Atividades turísticas

O estado apresentou retração de 2,5% nas atividades turísticas em julho, seguindo o mesmo movimento apresentado no país, que obteve queda de 0,9% em relação ao mês anterior. De acordo com Tiago Monteiro, esse dado é reflexo das condições climáticas no mês. “Julho é naturalmente um mês de chuva, um mês mais frio, onde esse turismo fica em segundo plano quando as pessoas pensam em turismo para Pernambuco, que é muito atraído por causa das praias”, finaliza.
Tags: serviços | ibge |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL