Diario de Pernambuco
Busca

Desenvolvimento

Programa Chapéu de Palha inicia cadastramento de beneficiários da cana-de-açúcar

O cadastro acontece, de 15 de abril a 16 de maio, e será realizado em 55 municípios das Zonas da Mata Norte e Sul.

Publicado em: 12/04/2024 17:33

De acordo com a Seplag-PE, até o dia 16 de maio, o cadastramento passará por 55 municípios (Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação)
De acordo com a Seplag-PE, até o dia 16 de maio, o cadastramento passará por 55 municípios (Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação)
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE), inicia na próxima segunda-feira (15), das 8h às 17h, o cadastramento no Programa Chapéu de Palha 2024 para os trabalhadores da cana nos municípios participantes da Zona da Mata Norte e Mata Sul do Estado.
 
A ação terá início nas cidades de Paudalho, Moreno, Igarassu, Nazaré da Mata, Chã de Alegria Lagoa de Itaenga, Buenos Aires, Araçoiaba, Glória do Goitá, Tracunhaém e São Lourenço da Mata. De acordo com a Seplag-PE, até o dia 16 de maio, o cadastramento passará por 55 municípios. Os interessados podem solicitar o benefício no polo de cadastramento das suas cidades. 
 
Entre os requisitos para ser beneficiário do Programa, é necessário ter acima de 18 anos, ser trabalhador(a) rural da Cana-de-açúcar, bituqueiro (a) rurícola, ruralista, cabo rural ou safrista no último contrato com comprovação em Carteira digital de Trabalho com registro por no mínimo 30 dias corridos.
 
Só tem direito ao benefício quem não estiver recebendo seguro-desemprego ou pensão pelo INSS. Os profissionais desempregados por conta da entressafra da cana e com idade entre 18 e 29 anos também poderão se cadastrar desde que atendam aos demais requisitos do Programa, mesmo que exista outro beneficiário residindo no mesmo domicílio.
 
Para realizar o cadastro, é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante do PIS ou NIS, RG, CPF, comprovante de residência, carteira digital de trabalho expedida até 15 dias anteriores ao cadastro e cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) atualizado. 
 
Ainda segundo a Secretaria, o cadastramento acontecerá conforme cronograma de cada cidade para atender a todos os trabalhadores(as) rurais da cana, filiados ou não a sindicatos ou associações.

Chapéu de Palha
 
O programa tem como objetivo minimizar os impactos do desemprego ocasionado pelos períodos de entressafra em todas as regiões do Estado. O público-alvo do Chapéu de Palha são trabalhadoras e trabalhadores da cana-de-açúcar, fruticultura irrigada e, também, as pescadoras e pescadores artesanais.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL