Diario de Pernambuco
Busca

Emprego

Pernambuco atinge saldo positivo de empregos no mês de março

O Estado obteve resultado inédito desde o início da série histórica do Novo Caged, em 2020, com mais de 1,3 mil novos postos de trabalho gerados

Publicado em: 30/04/2024 16:09

Com o resultado, o total de postos de trabalho criados no primeiro trimestre deste ano chega a 5.709 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Com o resultado, o total de postos de trabalho criados no primeiro trimestre deste ano chega a 5.709 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O mês de março de 2024 foi positivo para geração de empregos em Pernambuco. De acordo com dados foram divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Estado obteve 1.364 novas carteiras assinadas. Essa é a primeira vez em que o número de admissões no estado supera o de demissões, no mês de março, desde 2020, quando as estatísticas começaram a ser medidas pelo Novo Caged. Com o resultado, o total de postos de trabalho criados no primeiro trimestre deste ano chega a 5.709, um aumento de 125,5% em comparação com o mesmo período de 2023 (2.532) e de 963% em relação ao de 2022 (537).
 
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Amanda Aires, o novo dado representa um avanço significativo para o período. “Alcançar o feito de quebrar um ciclo histórico de saldos negativos para o mês de março demonstra que Pernambuco está no caminho certo para a geração de empregos. Esse período é observado como tipicamente propenso a demissões no estado, por causa de fatores como a entressafra da cana-de-açúcar, por exemplo. Obter, mesmo assim, um saldo positivo é um forte indicativo de desenvolvimento econômico, com o aquecimento de outros setores”, afirma.
 
Quando se compara o resultado do mês com março do ano passado, essa tendência de aquecimento na economia pernambucana ganha força. No período, houve o saldo negativo -5.537 empregos, já em março de 2022, foi registrado o saldo negativo de -6.840. Em relação à empregabilidade da população feminina, os números de março de 2024 também são positivos, com 2.500 novos postos formais ocupados por mulheres no estado.
 
Setores
 
O resultado positivo de março deste no estado foi puxado pelos setores de Serviços (3.387), Construção (994) e Comércio (426). Na primeira área, vale destacar o desempenho da categoria classificada como “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, responsável pelo saldo de 1.876 novas contratações. Ainda dentro desta, destacam-se as “atividades administrativas e serviços complementares”, que contrataram 1.220 novos funcionários.

Tags: trabalho | emprego |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL