Diario de Pernambuco
Busca

Desenvolvimento Regional

Governo Federal lança edital para trecho da Transnordestina em Pernambuco

Concorrência visa a contratação de empresa para elaboração do projeto de engenharia para a implantação do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina

Publicado em: 29/04/2024 21:10 | Atualizado em: 29/04/2024 21:18

Trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina será financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) (Divulgação/TLSA)
Trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina será financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) (Divulgação/TLSA)

Após uma longa espera, o trecho de 520 km entre Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina vai começar a ser redesenhado. O Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, publicou edital que visa a contratação de empresa para elaboração do projeto básico/executivo de engenharia para a implantação da ferrovia.

O edital é na modalidade denominada RLE Eletrônico, do tipo menor preço. As propostas podem ser enviadas até o próximo dia 20 de maio. Conforme acordo realizado entre a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, o trecho inicialmente será financiado pela União, através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O investimento total para a construção do trecho está orçado em R$ 450 milhões. À época do lançamento do Novo PAC no Estado, em setembro de 2023, Renan Filho afirmou que o financiamento federal se dará “enquanto encontramos sustentabilidade para fazer a concessão desse trecho”

A expectativa é de que a ordem de serviço para a obra seja assinada até o dia 30 de setembro. 

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti comemorou o primeiro passo para tirar o projeto do papel. “Um passo importante no processo de retomada do trecho Salgueiro-Suape. É o resultado de muito trabalho e articulação política da governadora Raquel Lyra e todo seu time e o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Governo Federal com o povo de Pernambuco”, ressaltou.

Presidente da Sudene, Danilo Cabral enfatizou a importância da obra para o desenvolvimento regional. “O presidente Lula assumiu compromisso com o povo pernambucano de que concluiria essa obra fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. Agora, vemos mais uma etapa do empreendimento em andamento”. enfatizou.

 

 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL