Diario de Pernambuco
Busca

Importação

Empresa chinesa BYD desembarca quase 2 mil veículos elétricos no Porto de Suape

As unidades serão distribuídas em concessionárias do Nordeste

Publicado em: 15/04/2024 19:34

Essa é a primeira operação, de uma total de 10 mil veículos, que serão transportados através do Tecon Suape, pela chinesa BYD (Foto: Divulgação)
Essa é a primeira operação, de uma total de 10 mil veículos, que serão transportados através do Tecon Suape, pela chinesa BYD (Foto: Divulgação)
A BYD (Build Your Dreams), fabricante de veículos elétricos, iniciou nesta segunda-feira (15), uma megaoperação de automóveis no Cais 3 do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Suape. O desembarque movimentou 1.972 veículos elétricos, de modelos diversos da empresa chinesa conhecida em todo o mundo.
 
Com sede na cidade de Xiam, no país asiático, a BYD é líder global na fabricação de automóveis, caminhões e ônibus movidos a baterias elétricas. A embarcação partiu do Porto de Nansha e levou 34 dias para chegar à costa pernambucana.
 
Após os trâmites alfandegários, os carros deixarão o porto com destino a concessionárias espalhadas pelo Nordeste. A importação das unidades chinesas reforça a importância do HUB de Veículos de Suape, que registrou crescimento de 42% em 2023 em relação ao ano anterior. Mobilizando dezenas de profissionais, a operação deverá ser finalizada nesta terça (16). 
 
Em formato de testes, a primeira operação ocorreu atrabés do navio COSCO, MV ZHONG YUAN HAI YUN JIN QU, de bandeira chinesa, que transportou os veículos até Suape em contêineres adaptados, conhecidos como flat rack. Após o descarregamento, os veículos foram levados para o Pátio Público de Veículos de Suape (PPV). A operação é viabilizada pela Nexus, empresa brasileira do grupo K-Line que atua no ramo logístico automotivo e de cargas de projeto, sendo responsável por boa parte da movimentação no hub de veículos do atracadouro pernambucano.
 
“Para nós que fazemos o Tecon Suape é um momento de celebração. Hoje inauguramos uma movimentação inédita em nosso terminal. Estamos recebendo os veículos da BYD, sendo a porta de entrada da marca para o nordeste. Isso reforça o nosso compromisso com a qualidade de operação para os nossos clientes e, ainda mais, um compromisso em promover o desenvolvimento de Pernambuco”, celebrou o CEO do Tecon, Javier Ramirez.
 
Em fevereiro deste ano, representantes da BYD estiveram no Porto de Suape para conhecer a infraestrutura e os projetos que estão sendo desenvolvidos para a expansão das operações. “O desembarque de quase duas mil unidades da BYD, para posterior distribuição nos Estados da região, é mais um case de sucesso do nosso hub de veículos, que expande, gradativamente, seu raio de alcance. É uma notícia muito positiva para Suape, para Pernambuco e para o Nordeste”, pontua o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.
 
Essa é a primeira operação, de uma total de 10 mil veículos, que serão transportados através do Tecon Suape, pela chinesa BYD. O uso destes equipamentos para o transporte de veículos em navios é pioneiro no Nordeste.
 
Focada na transição energética sem emissão de poluentes, a BYD é pioneira de soluções em energia limpa. A empresa já dispõe de fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, localizadas em Campinas (SP), além de uma terceira unidade fabril instalada na Zona Franca de Manaus (AM), onde produz baterias de fosfato de ferro-lítio.
Tags: suape | importação |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL