Diario de Pernambuco
Busca

Oportunidade

Com 2.100 vagas, Prefeitura do Recife realiza nova edição do Abril das Oportunidades

Jovens com idade 15 e 29 anos, que vivem na capital, poderão se inscrever até o dia 19 de abril no Conecta Recife

Publicado em: 18/04/2024 21:53

As oportunidades são em cursos de idiomas, empreendedorismo, turismo criativo e oficina sobre editais públicos na área de cultura (Foto: Helia Scheppa/PCR
)
As oportunidades são em cursos de idiomas, empreendedorismo, turismo criativo e oficina sobre editais públicos na área de cultura (Foto: Helia Scheppa/PCR )
Com o objetivo de capacitar os jovens recifenses com ferramentas importantes para o desenvolvimento pessoal e pro%uFB01ssional, a Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv) realiza a 3º edição do Abril das Oportunidades. São 2.100 vagas distribuídas em 14 capacitações online e presenciais. As oportunidades são em cursos de idiomas, empreendedorismo, turismo criativo e oficina sobre editais públicos na área de cultura.
 
Quem tem idades entre 15 e 29 anos e vive na capital do Estado poderá usufruir das opções ofertadas em parceria com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, como cursos de inglês, espanhol, informática, geração de renda, marketing e vendas, turismo criativo e oficina de orientação para acesso a editais públicos de cultura. As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (19) no Go Recife, no aplicativo Conecta Recife, ou através do site.
 
“O Abril das Oportunidades pretende mobilizar uma agenda multissetorial de oportunidades formativas e de qualificação profissional, abrangendo diversos setores e áreas de conhecimento, para atender às demandas e interesses das juventudes do Recife. Além disso, busca-se promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente, especialmente para os adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade”, detalhou o secretário executivo da Juventude, Marcone Ribeiro.
 
A oficina de turismo criativo será realizada de forma presencial e em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. Nela, cada aluno vai passar a enxergar sua comunidade e territórios como lugares cheios de potencial. Além disso, eles também vão criar estratégias e rotas que podem gerar renda futuramente. Serão apresentadas ainda teorias e práticas sobre como transformar o território em fonte de turismo, lazer e renda.
 
Já na oficina de orientação para acesso a editais públicos na área de cultura, os alunos vão aprender a elaborar projetos que se encaixem nos editais de financiamento ligados à cultura. A turma, presencial, será introduzida ao Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) para então captar recursos para seus projetos culturais.
 
Consolidar as estratégias para sensibilização e ressignificação dos projetos de vida dos jovens  é uma das principais metas da iniciativa, com o intuito de fortalecer o protagonismo desse público e contribuir para que desenvolvam habilidades relacionadas ao empreendedorismo. Por meio da criação de metodologias e práticas sociopedagógicas, a proposta é permitir a compreensão e o acesso a oportunidades, garantindo também os direitos fundamentais.
 
Nesta edição, o Abril das Oportunidades conta com a parceria do Studio Arteiro de Beleza e também com o apoio da Secretaria de Cultura do Recife, Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife. Nos últimos dias 9 e 10 de abril, a Sejuv já realizou a oficina de dreads no Centro de Qualificação Profissional São José, para quem quer atuar no mercado da beleza.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL