Economia
ECONOMIA
Receita Federal lança novo portal de serviços digitais para o contribuinte
Plataforma desenvolvida pela Serpro, em parceria com a RFB, deve otimizar a experiência do usuário
Publicado: 12/03/2024 às 21:27
Desenvolvido em colaboração com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o sistema foi repaginado e agora reúne diversos serviços unificados, contemplando ainda mais as necessidades dos usuários (Foto: Divulgação)
A Receita Federal do Brasil lançou, no dia 4 de março, o novo Portal de Serviços Digitais do contribuinte. Desenvolvido em colaboração com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o sistema foi repaginado e agora reúne diversos serviços unificados, contemplando ainda mais as necessidades dos usuários.
Com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários e a interação digital com o Receita, o portal passou por um processo de mudanças após um trabalho de pesquisas e entrevistas com diferentes perfis de usuários.
A diretora de desenvolvimento da Serpro, Ariadne Fonseca, destaca as principais mudanças no sistema. “Nós reconstruímos a entrada do portal. Ele está repaginado, com mais facilidade para o contribinte e de uma forma mais inteligente para que o usuário possa localizar as suas necessidades. Trouxemos aquilo que nós tínhamos lá no e-CAC para um visual e uma navegação mais completa e mais simplificada”, explicou Ariadne.
Usabilidade
O Serpro e a RFB fizeram um trabalho com foco na experiência do usuário (UX), por meio da avaliação das principais dificuldades dos usuários da antiga plataforma. A partir disso, foram realizados estudos para o desenvolvimento de alternativas mais intuitivas de navegação, permitindo que o usuário busque as soluções de forma independente. "Sabemos que o portal do contribuinte tem que facilitar a vida de qualquer pessoa, desde os mais desenvolvidos tecnologicamentes, até aqueles que entram lá só para saber se possui algum débito com a Receita Federal", finaliza Ariadne.
Entre os serviços oferecidos, estão opções destinadas a contribuintes individuais, empresas (incluindo aquelas enquadradas no Simples Nacional ou como Microempreendedor Individual - MEI), proprietários de imóveis rurais, participantes da construção civil, além de serviços de consulta livre, como emissão de comprovantes, certidões e validação de documentos.
Últimas
Mais Lidas