Diario de Pernambuco
Busca

ECONOMIA

Governadora Raquel Lyra entrega Centro de Qualificação da Mulher e inaugura Casa do Trabalhador e Casa da Trabalhadora no Recife

Locais são os primeiros do Brasil a contar com a reestruturação do Sistema Nacional de Emprego (SINE)

Publicado em: 18/03/2024 23:05 | Atualizado em: 18/03/2024 23:41

Além das Casas, também foi entregue o Centro de Qualificação da Mulher, para atender as mulheres que buscam por qualificação e orientação profissional (Priscilla Melo/DP Foto)
Além das Casas, também foi entregue o Centro de Qualificação da Mulher, para atender as mulheres que buscam por qualificação e orientação profissional (Priscilla Melo/DP Foto)

 A governadora Raquel Lyra, inaugurou três novos espaços que deveram fomentar a empregabilidade em Pernambuco, nesta segunda-feira (18), no Recife. A Casa do Trabalhador e a Casa da Trabalhadora, localizados no Bairro da Boa Vista, no Recife. Os locais são as primeiras unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE) a entrarem em operação no Brasil, trazendo mais serviços e modernizando a tradicional Agência do Trabalho.

 

Além das Casas, também foi entregue o Centro de Qualificação da Mulher, para atender as mulheres que buscam por qualificação e orientação profissional. O objetivo é promover a independência financeira das mulheres pernambucanas. As iniciativas são resultado de parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

No Centro, serão ofertados cursos de capacitação em temáticas de acordo com a necessidade das mulheres no mercado de trabalho e conforme a vocação econômica local, que abordarão desde o desenvolvimento das habilidades comportamentais às competências técnicas. A unidade já conta com o cronograma de capacitações, que deverão ser divulgadas, na próxima quarta-feira (20), no site www.sedepe.pe.gov.br.

 

A gestora Raquel Lyra visitou as instalações dos prédios, apresentou as placas de inauguração e conversou com os funcionários. Em seu discurso, lembrou da quantidade de empregos formais gerados no Estado neste início de 2024. "Pernambuco começou o ano com a geração de 2,2 mil postos de trabalho, sendo o segundo maior gerador de empregos no Nordeste. Celebramos esses números entregando a primeira Casa do Trabalhador do Brasil sendo inaugurada aqui, resultado de parceria com o governo federal, através do Ministério do Trabalho", disse, destacando a importância da criação do espaço voltado ao público feminino.

 

A gestora Raquel Lyra visitou as instalações dos prédios, apresentou as placas de inauguração e conversou com os funcionários (Priscilla Melo/DP Foto)
A gestora Raquel Lyra visitou as instalações dos prédios, apresentou as placas de inauguração e conversou com os funcionários (Priscilla Melo/DP Foto)

 

"Estamos garantindo locais mais acolhedores àquelas que buscam emprego. A Casa da Trabalhadora é inédita no país. Sabemos das peculiaridades e dificuldades que as mulheres têm para acessar o trabalho, então entregamos esse espaço às pernambucanas", ressaltou.

 

De acordo com o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, os equipamentos representam mais humanização no atendimento. "A Casa do Trabalhador surgiu para ampliar a carta de serviços do SINE. E quando incluímos empreendedorismo, laboratório de informática e ações específicas, como local próprio para o aleitamento materno, estamos humanizando nossa rede e gerando fomento à geração de emprego e renda", disse.

 

A Casa da Trabalhadora é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, executada com a aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O espaço é exclusivo para o público feminino, contando com orientação empreendedora e apoio psicológico.

 

“A proposta da Casa do Trabalhador, que é a nova roupagem da Agência do Trabalho, vai além do cadastro de currículos. Queremos oferecer, de uma forma ainda mais consistente, a orientação profissional, melhorar o cadastramento de vagas pelas empresas e aprimorar o atendimento ao trabalhador, para que ele possa, rapidamente, se colocar ou recolocar no mercado”, afirma Secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires.

 

Ainda de acordo com a secretária, a casa do trabalhador faz uma expansão dos serviço da Agência do trabalho. "O trabalhador agora vai ter programas de qualificação e acesso ao cabide solidária, onde as pessoas podem comprar, pegar roupas de doação para poder ir para a entrevista de emprego", contou. Além de todos os serviços disponíveis na Casa da Trabalhadora, a mulher terá acesso a uma brinquedoteca, onde ela pode deixar o seu filho, e também a uma sala de amamentação. O Centro de Qualificação foi pensado e focado tanto no empreendedorismo quanto na relação de trabalho das mulheres", disse. 

 

Funcionando também na Rua da Aurora, número 425, na Boa Vista, a Casa do Trabalhador é resultado da requalificação da tradicional Agência do Trabalho, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A previsão é de que todas as 24 unidades do Sistema Nacional de Emprego em Pernambuco passem por essa mudança até o fim de 2026.

 

O deputado estadual, Antônio Moraes, também presente no evento, destacou as principais ações do Governo do Estado. "Durante esse pouco tempo de Governo, Raquel Lyra tem se preocupado bastante com todos os pernambucanos e em especial com as mulheres. E a prova disso são os projetos de lei que a governadora tem encaminhado à Assembleia Legislativa. E a gestão pode contar com a Alepe para a aprovação dos projetos que sejam encaminhados para melhorar e mudar a história do povo pernambucano", disse.

 

Além do cadastro de currículos e orientação profissional, as unidades irão oferecer intermediação de mão de obra; qualificação profissional, habilitação ao seguro desemprego, orientação para emissão de documentação trabalhista, informações sobre direitos trabalhistas, apoio ao microempreendedor e dicas sobre economia solidária.

 

Estiveram presentes os deputados estaduais Débora Almeida, Romero Sales, João de Nadegi e Antônio Morais, os secretários estaduais Hercílio Mamade (Casa Militar), Mauricelia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Ismênio Bezerra (Criança e Juventude), os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas) e Nadegi Queiroz (Camaragibe). Também compareceram Gabriela Tavares, vice-procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco representando Ana Carolina Lima Vieira, procuradora chefe do órgão; Bruno Salvador, diretor administrativo da FIEPE; Fausto Pontual, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae; Angella Mochel, presidente da AGE e Tiago Mota, diretor de trabalho emprego e renda do Ministério do Trabalho.


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL