Diario de Pernambuco
Busca

Declaração

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda para tratamento de idosos com câncer

Prestação de contas pode ser feita entre os dias 15 de março e 31 de maio; 6% do imposto pode ser repassado para causas sociais

Publicado em: 11/03/2024 12:17

 (Luana Luz/Divulgação)
Luana Luz/Divulgação
A entrega da Declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 pode ser feita a partir desta quarta-feira (15) até o dia 31 de maio, e o contribuinte pode utilizar a oportunidade para auxiliar no tratamento de idosos com câncer sem pagar valores adicionais.

A contribuição é feita através do modelo Completo de declaração, que permite o cidadão escolher para onde direcionar 6% do imposto devido, podendo repassar até 3% para diferentes Fundos, como o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife, onde o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) tem projetos aprovados.

O HCP é responsável pelo tratamento de 50% da população na luta contra o câncer em Pernambuco através do SUS, sendo os idosos mais da metade do total de pacientes atendidos.

Como fazer a destinação

No sistema, é preciso escolhar a declaração completa (por “deduções legais”), e em seguida selecionar a ficha “doações direto na declaração”, o tipo de Fundo (idoso) e o município (Recife). O sistema indica o limite disponível para destinação.

Após preencher o campo com o valor, é preciso imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), a ser pago até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto. Este valor será deduzido do valor do imposto a ser pago ou acrescido no valor a ser restituído.

Por fim, é necessário enviar o comprovante de pagamento para o Hospital de Câncer de Pernambuco através do e-mail doacao@hcp.org.br ou whatsapp (81) 3217.8004 para que o HCP possa solicitar o repasse do valor. Isso acontece porque o contribuinte não está fazendo uma doação, mas indicando o destino de parte do seu imposto pago durante o ano para uma localidade e causa do seu interesse.

“O contribuinte tem autonomia do seu próprio dinheiro, podendo beneficiar instituições do seu município e prestar uma ajuda social para quem mais precisa sem gastar nada a mais”, explica Juliane Carvalho, gerente de captação de recursos e doações do HCP.

Os recursos recebidos pelo Hospital de Câncer de Pernambuco são destinados a realização de exames, consultas clínicas e multidisciplinares, cirurgias, medicamentos e demais procedimentos essenciais para o melhor resultado do paciente, inclusive para a produção das refeições, oferecidas também aos acompanhantes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL