Setor Automotivo

Programa Mover deve beneficiar a Baterias Moura

Em parceria com a Volkswagen e a chinesa CATL, a Moura atuou no desenvolvimento de dois caminhões 100% elétricos no Brasil

Publicado em: 27/02/2024 15:27

Divulgação (A Moura mantém o ITEMM, único instituto do país voltado a pesquisas de eletrificação veicular)
Divulgação (A Moura mantém o ITEMM, único instituto do país voltado a pesquisas de eletrificação veicular)
A adesão da Stellantis ao Programa de Mobilidade Verde (Mover) deve impulsionar também o desenvolvimento de novos produtos pela Baterias Moura, uma das fornecedoras da fábrica da Stellantis em Goiana e maior fabricante de baterias e sistemas de acumulação de energia da América do Sul.

A Moura integra, com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a chinesa Contemporary Amperex Technology Co Ltd (CATL), o consórcio e-Delivery, que em 2021 colocou no mercado o primeiro caminhão 100% elétrico a base de baterias de lítio desenvolvido no Brasil. O grande desafio será fomentar a formação de uma cadeia de produção das baterias. 

A Stellantis será a quarta fabricante de automóveis do Brasil a aderir ao programa Mover, o que está previsto para acontecer no início do próximo mês, seguindo os passos de General Motors, Volkswagen e Hyundai, que já anunciaram os seus planos ao governo federal.

A Moura, empresa genuinamente pernambucana, que tem sede em Belo Jardim e centro administrativo no Recife, mantém o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM), que homenageia o fundador da empresa. Hoje, o instituto, que tem foco na inovação, é o únido país voltado exclusivamente a pesquisas relacionadas à eletrificação veicular e ao armazenamento de energia, responsável inclusive pelo desenvolvimento da tecnologia das baterias de lítio.

Apesar de a América do Sul possuir as maiores reservas de lítio, ironicamente não há no continente empresas voltadas à fabricação de células de lítio, matéria prima para o fabrico das baterias. Assim, as empresas do setor precisam recorrer a fornecedores da Ásia e da Europa.
 
Derivada da linha de transporte urbano de carga, a Delivery, a linha e-Delivery da Volks, conta atualmente com dois modelos homologados para o transporte de 11 e 14 toneladas: os caminhões e-Delivery 11 e o e-Delivery 14. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL