Diario de Pernambuco
Busca

EXPORTAÇÃO

Estados Unidos retiram restrições à compra de tubos de aço brasileiros

Anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Com o fim da medida anti-dumping, que cobrava sobretaxa de 103%, Alckmin acredita na expansão das vendas do produto para os EUA
Por: Edla Lula

Publicado em: 05/01/2024 17:57


Segundo Alckmin, a sobretaxa era de 103,4%, o que elevava o custo da importação do produto pelas empresas americanas, dificultando as vendas brasileiras (foto: Cadu Gomes/VPR)
Segundo Alckmin, a sobretaxa era de 103,4%, o que elevava o custo da importação do produto pelas empresas americanas, dificultando as vendas brasileiras (foto: Cadu Gomes/VPR)

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira (05), a retirada do Brasil da lista de países que vinham sendo sobretaxados na exportação de tubos de aço para os Estados Unidos. O governo brasileiro recebeu ontem o comunicado da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, na sigla em inglês) informando a revogação do direito antidumping aplicado às importações brasileiras dos tubos, que estava em vigor desde 1992.

 

Segundo o ministro, a sobretaxa era de 103,4%, o que elevava o custo da importação do produto pelas empresas americanas, dificultando as vendas brasileiras. “Essa é uma conquista importante, que vai expandir as exportações do país”, comentou Alckmin, destacando ainda que o Brasil foi o único país a sair da lista.

 

Para se ter uma ideia do quanto o país era prejudicado pelo direito antidumping, as exportações brasileiras relacionadas especificamente ao produto somaram aproximadamente US$ 22 milhões em 2023, dos quais US$ 457 mil eram destinados aos Estados Unidos, ou seja, apenas 2% das exportações, segundo os dados da secretaria de Comércio Exterior do MDIC.

 

 

 

A partir da revogação da medida de defesa comercial pelo governo dos EUA, o ministro acredita que será possível expandir as vendas nesse segmento.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL