° / °
Economia
SELIC

Copom: Campos Neto diz que juros podem cair 0,5 ponto percentual

A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central será nos dias 12 e 13 de dezembro, mas o seu presidente, Roberto Campos Neto, informou que haverá nova redução, conforme indica o comunicado da última reunião

Publicado: 01/12/2023 às 15:43

Campos Neto destacou ainda que, com as variáveis atuais, prefere não fazer a previsão da taxa terminal, ''mas hoje ela seria restritiva''/Crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Campos Neto destacou ainda que, com as variáveis atuais, prefere não fazer a previsão da taxa terminal, ''mas hoje ela seria restritiva'' (Crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Campos Neto destacou ainda que, com as variáveis atuais, prefere não fazer a previsão da taxa terminal,

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, sinalizou nesta sexta-feira (1º) que o Comitê de Política Monetária (Copom) tende a manter o ritmo de redução da taxa básica de juros, a Selic - que hoje é de 12,25% ao ano - em sua próxima reunião. Ao falar no tradicional Almoço Anual de Dirigentes de Bancos, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ele comentou que a instituição considera o ritmo de redução da Selic em 0,5 ponto percentual é “apropriado”.

 

“Com as variáveis que a gente tem na mão hoje, a gente considera que o ritmo de 0,50 (ponto percentual) é apropriado e a gente pretende continuar com esse ritmo nas próximas reuniões”, comentou, lembrando que a próxima reunião do comitê, composto pelos diretores do BC, será em 10 dias.

 

Campos Neto destacou ainda que, com as variáveis atuais, prefere não fazer a previsão da taxa terminal, “mas hoje ela seria restritiva”.

 

Sobre o juro real, que permanece elevado no Brasil, Campos Neto afirmou que é preciso olhar a estrutura da curva de juros. “A gente precisa ver o diferencial de juros do Brasil para outros países”, disse. De acordo com ele, não é verdade que a taxa real está constante. “O diferencial com os EUA, tanto nominal quanto real, caiu bastante.” 

 

As informações são do Correio Braziliense. 

Mais de Economia

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP