Varejo

Grupo Mateus inaugura três lojas no Grande Recife e abre mais de 3 mil empregos

Unidades ficam em Olinda e no Recife e começam a funcionar esta semana

Publicado em: 16/10/2023 15:38 | Atualizado em: 18/10/2023 15:20

Grupo Matheus abre unidades de varejo no Grande Recife (Foto: Ruan Pablo/DP)
Grupo Matheus abre unidades de varejo no Grande Recife (Foto: Ruan Pablo/DP)
O Grupo Mateus, a terceira maior empresa de varejo alimentar no Brasil e a maior do Norte e Nordeste, inaugura na quinta-feira (19),  três lojas no Recife e em Olinda, da rede Mix Mateus. 

A empresa terá uma unidade no bairro de Areias, no Recife, e as outras duas lojas em Olinda, localizadas em Casa Caiada e Peixinhos. A operação foi iniciada em Pernambuco por Petrolina, em fevereiro de 2022.  
 

Com a inauguração planejada de novas lojas na Região Metropolitana do Recife, estima-se a criação de aproximadamente três mil empregos diretos, sendo mil deles já assegurados com as unidades do Mix Mateus em Areias, Casa Caiada e Peixinhos. 

Em Pernambuco, ainda neste ano,  há a previsão de abertura de mais seis lojas, com outras três planejadas para o ano seguinte. 


Para se candidatar a uma vaga, os interessados podem acessar o site: curriculo.grupomateus.com.br

Expectativa
 
As novas lojas estão em fase de construção em diversos bairros da cidade do Recife, incluindo Bongi, Santo Amaro, Boa Viagem, Casa Forte e Caxangá, bem como na cidade de Paulista, no Janga e em Maranguape.

"Vamos abrir outras nove lojas na Grande Recife gerando mais de dois mil empregos diretos, além dos mais de mil indiretos durante as obras. Algumas  vagas exigem ensino médio completo e outras ensino superior. Estamos investindo na contratação e capacitação de pessoas da região para fomentar mão-de-obra. Além disso, temos como política o incentivo aos produtores locais, assim movimentamos a economia e garantimos o fornecimento de produtos regionais que fazem parte dos hábitos de consumo dos nossos clientes", afirmou o presidente do Grupo Mateus,
Jesuino Martins.
 
O diretor nacional de marketing, Hudton Bandeira destacou a importância da inauguração das lojas no estado.
 
“A chegada do Grupo Mateus na grande Recife é muito especial para mim, sou Pernambucano e faz um tempo que expliquei para o fundador dos serviços Mateus que o estado tem um grande potencial e ele também tinha essa vontade de expandir para Pernambuco, então passamos um tempo organizando a logística e agora fico feliz de trabalhar em um estado tão forte, promovendo ainda mais emprego para a região. Estou ansioso para o dia da inauguração,  será maravilhoso, um marco para a nossa história.”
 
Hudton ainda pontuou que o diferencial da empresa são as ofertas: “O grupo mateus é conhecido pelo preço baixo, aqui temos carnes, arroz e açúcar baratos. Temos essa preocupação desde o início, foi quando começamos a vender a preços de atacado, não saímos da nossa essência, o preço baixo faz a nossa máquina girar. Queremos crescer cada vez mais e gerar emprego no estado”.

A assessora de impresa do Grupo Mateus, Juliana Silveira explica os diferenciais das lojas.
 
“Em nossas lojas, teremos diversos serviços. Na nossa operação em casa Caiada vamos ter diversos serviços em vários segmentos na loja. como cafeteria, academia ginástica, serviço de lotérica, restaurante, padaria e sete quiosques. No futuro, pretendemos trazer também a Eletro Mateus. Nos corredores temos os nomes das ruas da cidade para que as pessoas possam se familiarizar com o espaço.”

Expansão
 
Lojas do Grupo Matheus começam a operar esta semana  (Foto: Rua Pablo/DP)
Lojas do Grupo Matheus começam a operar esta semana (Foto: Rua Pablo/DP)
A empresa  abriu 16 novas lojas apenas este ano. O Grupo Mateus está presente em nove estados e em diversas cidades, e tem se destacado no setor de varejo e atacado. 

A infraestrutura da empresa inclui 14 centros de distribuição, cinco indústrias de panificação, bem como uma central de porcionamento e fatiamento, dedicada exclusivamente a produtos hortifrúti.
 
Essa estrutura oferece suporte às mais de 240 lojas distribuídas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco.
 
No próximo ano, a empresa planeja estender sua presença ao Rio Grande do Norte, concluindo, assim, sua cobertura em todos os estados do Nordeste.


Atualmente, o Grupo Mateus emprega mais de 54 mil colaboradores.
 
Um dos pilares fundamentais da empresa é o investimento na formação de pessoas, com a criação de uma universidade corporativa, a Unimateus,  responsável pela preparação de gerentes e subgerentes em todas as áreas de negócio para sustentar os resultados da companhia e o plano de expansão.

História
 
A história do Grupo Mateus remonta a agosto de 1986, quando seu fundador, Ilson Mateus, um ex-engraxate, torneiro mecânico e garimpeiro, fez um ousado investimento em uma cidade que estava crescendo graças ao setor do agronegócio no interior do Maranhão.
 
Com suas economias limitadas, ele estabeleceu uma pequena mercearia de apenas 50m2 em Balsas.
 
Três décadas mais tarde, essa modesta empreitada se transformaria em um dos maiores conglomerados de varejo do Brasil, marcando também uma das maiores ofertas públicas de ações em 2020.
 
No ano anterior, o Grupo Mateus registrou uma receita bruta impressionante de R$ 24 bilhões.

O Grupo Mateus é uma empresa diversificada com operações abrangendo varejo de supermercados, atacarejo ("cash and carry"), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento. 
 
O grupo opera em 107 cidades, com 249 lojas em funcionamento. Destas, 72 são dedicadas ao varejo, 72 ao atacarejo e 105 ao segmento de móveis e eletrodomésticos.
 
A distribuição por estado inclui 132 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 12 no Piauí, 11 no Ceará, 2 em Alagoas, 6 na Bahia, 7 na Paraíba, 1 em Sergipe e 4 em Pernambuco.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL