Diario de Pernambuco
Busca

CPI DAS ONGS

Silvia Waiãpi: ONGs e Magalu ajudam a financiar fome de ianomâmis

Publicado em: 01/08/2023 17:48

 (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A deputada indígena Silvia Waiãpi (PL-AP) afirmou, durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, nesta terça-feira (1º/8), que organizações não-governamentais e a Magazine Luiza estariam financiando a fome de indígenas.

Segundo a parlamentar, a venda de cogumelos sanöma, também conhecido como cogumelo yanomami corrobora para que os indígenas não tenham a alimentação necessária. "O Magazine Luiza vende cogumelo yanomami, franqueia o cogumelo e ajuda a financiar a fome dos indigenas ionomâmis", afirmou a parlamentar, apresentando logo depois um vídeo mostrando o site da empresa de varejo.

A deputada mostrou ainda um pacote de cogumelos e explicou que eles são uma fonte de alimentação importante para os indígenas, especialmente nos períodos de chuva, quando a caça é escassa e não há outras fontes de alimento disponíveis.

Para Waiãpi, a venda de cogumelos na internet impacta a situação de fome verificada em povos indígenas. “Isso significa que um indígena ficou sem comer. Esse cogumelo é rico em proteínas. Eles [os indígenas] procuram na mata e não encontram”, acusou a parlamentar.

Durante o depoimento, ela entregou pacotes de cogumelos ao presidente da CPI das ONGs, senador Plínio Valério (PSDB-AM), para que sejam, a pedido dela, devolvido aos povos indígenas.
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL