COMPANHIA

Codevasf celebra 49 anos com projetos para o estado

Publicado em: 20/07/2023 08:38

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) completou 49 anosno último domingo (16). No estado, a empresa atua em todos os 184 municípios e no Arquipélago de Fernando de Noronha, incluindo, além da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, outras como as do Mundaú, Paraíba eUna. Sob o comando deGustavo Melo, ex-presidente do Centro deAbastecimento e Logística (Ceasa) de Pernambuco, a 3ª SuperintendênciaRegional, comsede em Petrolina, no Sertão, tem atuado para estabelecer o projeto Pontal, um dos principais polos de irrigação do Nordeste, como mais uma frente voltada à geração de emprego e de oferta de produtos agrícolas no Vale do São Francisco.

Atualmente, a área Sul do Pontal já está estabelecida e conta com diversos produtores evoluindo na implantação de lotes irrigados. No total, são 3,5 mil hectares de área irrigável, com 299
lotes familiares (de até seis hectares) e 37 lotes empresariais (de 20 a 70 hectares). Já foram investidos R$ 400 milhões na implantação do projeto, recursos aportados pormeio do governo federal.

A previsão, segundo o superintendente Gustavo Melo, é que, apenas nessa região, sejam gerados mais de 10 mil empregos. “Estou aqui há dois meses e o meu objetivo junto com o governo Lula (PT) é fazer com que as políticas de desenvolvimento regional possam chegar aos que mais precisam.Vamos ter várias ações destinadas aos pequenos produtores. Queremos que, nos próximos dois anos, possamos estar de forma efetiva em todas as localidades do estado. O desenvolvimento rural continua sendo a prioridade, mas também iremos avançar em outros serviços de estruturação - e não apenas na região do São Francisco”, adiantou.

Já a área Norte- a maior do Pontal - possui 4,7 mil hectares. O setor se encontra em fase de implantação. “Estamos trabalhando na região do leito do riacho do Pontal. Até aqui, apenas na área Norte, o governo federal já investiu mais de R$ 150 milhões. É uma obra de grande magnitude que já está dando retorno por meio da área Sul. E tenho certeza que dará ainda mais quando finalizarmos a área Norte, totalizando 7,6 mil hectares no projeto de irrigação Pontal”, disse o gestor.

FUTURO
A Codevasf é considerada como uma das grandes responsáveis por fazer do Vale do São Francisco um dos maiores polos de fruticultura irrigada do país. Na caminhada rumo aos 50 anos da companhia, o superintendente explicou que o objetivo é buscar recursos para garantir o crescimento sustentável. “Iremos estreitar relacionamentos com a nossa bancada de deputados federais para obter mais recursos e mais investimentos para Pernambuco. A Codevasf é uma mola propulsora de desenvolvimento que gera muito emprego e renda para a população do estado”, pontuou Gustavo.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL