LEVANTAMENTO

Brasil lidera ranking de investimentos em tecnologia na América Latina

Publicado em: 26/07/2023 11:19

País vivencia aquecimento do mercado de trabalho no setor (Reprodução/Pixabay)
País vivencia aquecimento do mercado de trabalho no setor (Reprodução/Pixabay)
Considerado uma referência no segmento de TI, o Brasil reuniu cerca de 36% dos investimentos em tecnologia realizados na América Latina durante o ano de 2022. De acordo com um estudo divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o país recebeu um aporte de US$ 45,2 bilhões no último ano, figurando em 12º lugar no ranking mundial.

O alto investimento, distribuído entre os segmentos de software, hardware e serviços, aponta a maturidade do setor no Brasil. Segundo o levantamento, as regiões Norte, Nordeste e Sul registraram alta no volume de recursos investidos, o que revela uma maior dispersão do segmento entre as regiões. Para este ano, a tendência é que o Brasil registre um crescimento de 5,4% nos investimentos realizados na área.

O bom momento também se reflete no mercado de trabalho, que vem apresentando alta demanda por profissionais qualificados. No entanto, um dos entraves encontrados pelas empresas é a escassez de mão-de-obra. De acordo com um relatório produzido pelo Google, o Brasil deverá apresentar um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia da informação (TI) até 2025.

Atenta a essa necessidade do mercado, a Jala University realizará um investimento de US$ 10 milhões na América Latina durante os próximos anos. A instituição, que conta com uma sede no Recife, tem como objetivo capacitar jovens adultos no ramo da tecnologia. Para tal, a Jala aposta numa formação alinhada ao mercado de trabalho.

“Existem grandes investimentos na área tecnológica, mas, infelizmente, devido ao divórcio entre academia e indústria, as oportunidades ficam restritas para engenheiros com muitos anos de experiência na indústria. Trabalhamos na construção de pontes para garantir que os graduados aprendam e fortaleçam as competências necessárias para um ambiente de trabalho de alta tecnologia”, observou Juan Salinas, CEO da Jala.

Para fomentar esse alinhamento, a universidade oferece bolsas gratuitas para a formação em engenharia de software. Com duas turmas já iniciadas no Brasil, a Jala oferece neste semestre novas 100 vagas. Além da formação gratuita, os alunos selecionados também contam com a garantia de contratação pela Jalasoft ou empresas parceiras. Quem se interessar pela oportunidade poderá se inscrever por meio do site https://jala-u.info/Admissao2024-pr.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL