° / °

Economia
PORTUGAL

Aveiro, a cidade cortada por uma ria

Publicado: 22/07/2023 às 08:17

/Foto: Divulgação

(Foto: Divulgação)

Aveiro, assim como o Recife, costuma ser compara à cidade italiana Veneza. Ela é conhecida “Veneza portuguesa”. A comparação da cidade lusa com a famosa terra dos antigos mercadores está relacionada ao traçado urbano cortado por canais, regados por águas de rios e braços de mar. Aveiro une história, praia, boa gastronomia e pontos de hospedagem, como o Hotel Moliceiro.

Capital do distrito de Aveiro, a cidade de Aveiro tem cerca de 402 mil habitantes. Ela fica na costa oeste de Portugal e a poucos quilômetros de Coimbra e do Porto. A distância que a separa de Coimbra é de 63 quilômetros, enquanto para se chegar ao Porto são 70 quilômetros.

Dos muitos monumentos da cidade, fundada em 1515, o Mosteiro de Jesus, atualmente Museu de Aveiro, é um destaque. O imóvel abrigou o mosteiro da Ordem Dominicana feminina e tem um acervo focado na arte sacra. A Sé de Aveiro, construída no século 15, embora sem a riqueza do mosteiro, tem um caráter único.

O atrativo maior são as praias fluviais e marinhas e as salinas. Entre as praias é considerado obrigatório conhecer a Praia da Costa Nova, com suas casas pintadas de riscas, a Praia do Farol, onde o mais alto farol da Europa, e a Praia se São Jacinto, com uma reserva de dunas do mar.

MOLICEIRO
 
  
 
Dos muitos atrativos de Aveiro, um é o Hotel Moliceiro, construído em frente ao Canal Central da Ria Aveiro. Em funcionamento desde 1998, a unidade tem uma arquitetura que realça os azulejos de relevo da fachada, o que é muito característico da arquitetura art nouveau, e os painéis interiores de cerâmica, desenhados e produzidos por artistas aveirenses. O nome do hotel foi inspirado nos moliceiros, barcos coloridos e tradicionalmente usados para a colheita de algas.

Com um estilo que mistura o clássico e contemporâneo, o hotel oferece quartos do tipo standard (32), temático (12), temático antialérgico (3) e para pessoas com deficiência (2). À frente da unidade está a gerente Cristina Durães, que procurou fazer do Moliceiro “um hotel diferenciador, não só pela localização, que na verdade é uma vantagem e, nem só pelo requinte, mas também na cuidada seleção de toda a equipa de profissionais”.

O hotel disponibiliza vários programas, desde o romântico ao gourmet. Na chegada, os hóspedes são recebidos com uma bebida de boas vindas, espumante e os tradicionais ovos moles. O mimo é uma forma de familiarizar quem chega ao hotel e à região.

Também é fornecido um menu de almofadas em que o hóspede pode escolher a que mais se adeque ao seu gosto e preferência, além de room service e de um bar que tem música ao piano ao vivo no final de semana. Há ainda infraestrutura para se atender empresa, tanto nos serviços de alojamento como para reuniões, cafés e coquetéis.

A recepção tem o diferencial da ambientação com orquídeas. O espaço do café da manhã é outro destaque, tanto pela decoração e requinte dos utensílios quanto pela variedade e apresentação das comidas. “Ninguém fica indiferente às iguarias deste café da manhã, é tudo tão saboroso que nos faz querer provar de tudo”, garante a direção do hotel.

Mais de Economia