Economia
ANIVERSÁRIO
Senai-PE completa 80 anos com foco na inovação tecnológica
Publicado: 27/04/2023 às 08:00
Instituição realiza formação de mão de obra qualificada para a indústria do estado (Senai-PE/Divulgação)
Fundado em 1943 em Pernambuco, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE) celebra 80 anos neste mês de abril. A instituição, que foi fundada nacionalmente no ano anterior, nasceu com o objetivo de formar mão de obra qualificada para a indústria e hoje está presente em todas as 27 unidades federativas do país, sendo o maior complexo privado de educação profissional da América Latina.
Em Pernambuco, a entidade que faz parte do Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e é mantida pelo próprio setor industrial, conta com dez escolas técnicas instaladas nas cidades do Recife, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Goiana, Caruaru, Belo Jardim, Petrolina e Araripina.
Apenas nos últimos cinco anos, a instituição recebeu 340 mil novos alunos no estado, número que considera todas as modalidades de cursos oferecidos, incluindo técnico, aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento. Desse total, 178 mil matrículas foram realizadas por meio da política de gratuidade regimental.
A data foi celebrada pelo presidente da FIEPE e do Conselho Regional do Senai-PE, Ricardo Essinger. “Desde a sua fundação o Senai Pernambuco tem sido um grande aliado da indústria local, formando mão de obra qualificada e oferecendo serviços de tecnologia e inovação que impulsionam o desenvolvimento do setor produtivo do estado. O Senai já se transformou em um verdadeiro patrimônio do povo pernambucano, por todas as oportunidades que ele consegue oferecer. É por isso que, neste dia, celebramos não apenas a trajetória dessa instituição, mas também o seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento do estado”, comemorou.
80 ANOS DE TRANSFORMAÇÃO
Realizando um balanço sobre o aniversário da instituição, a diretora regional do Senai em Pernambuco, Camila Barreto, fala sobre o marco da chegada aos 80 anos. “Estamos há 80 anos, de forma ininterrupta, contribuindo para o desenvolvimento de Pernambuco e fazemos isso em diversas frentes. Por meio da educação profissional, oferecemos mão de obra adequada para a indústria”, afirmou.
Além disso, a diretora destaca o sucesso da atuação do Senai no estado. “Hoje, a empregabilidade dos nossos cursos técnicos é de 82%, ou seja, oito em cada dez alunos que se formam pelo Senai-PE entram rapidamente no mercado de trabalho. Assim, ajudamos a transformar a vida dessas pessoas e a desenvolver o estado. Por outro lado, com nossos serviços de tecnologia e a inovação, estamos apoiando as empresas para que elas se tornem atrativas e competitivas e, com isso, gerem mais empregos e oportunidades para os pernambucanos”, comentou.
Para Camila, um dos principais feitos ao longo dos 80 anos diz respeito ao acompanhamento da evolução da indústria nesse período. “Recentemente, passamos por um processo de atualização no nosso portfólio, para que possamos sempre oferecer cursos aderentes ao que a indústria precisa. Nos últimos anos, também investimos muito para aprimorar a oferta de serviços de tecnologia e inovação, principalmente por meio do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), para conseguir acompanhar essas novas necessidades das empresas”, observou.
Entre os desafios, a diretora elenca a manutenção da inovação tecnológica necessária para o acompanhamento das demandas do setor. “O maior deles é conseguir manter a atualização tecnológica das nossas escolas e laboratórios e a capacitação contínua dos nossos docentes e especialistas, para que possam efetivamente garantir o suporte à indústria para que ela consiga enfrentar essa quarta revolução industrial que estamos vivendo”, avaliou.
Para se manter atualizada, a instituição oferece, desde 2010, serviços de tecnologia e inovação para a indústria, por meio do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) e de seus dois Institutos SENAI de Tecnologia. Para o futuro, o objetivo é manter os investimentos no novo contexto tecnológico. “Nas nossas escolas, por meio do Senai Mais Digital, estamos digitalizando nossos processos e incorporando novas tecnologias digitais na educação. Em oito escolas da rede iremos instalar plantas que mostram como a indústria 4.0 funciona na prática, no dia a dia, para que os alunos estejam ainda mais preparados para o mercado de trabalho”, completou.
Em outubro do último ano, o Senai-PE e o Complexo Industrial Portuário de Suape apresentaram o Cluster SUAPE de Inovação Industrial. O espaço reúne pesquisadores, engenheiros e consultores do SENAI-PE, além de profissionais de empresas e universidades em um mesmo ambiente, com o objetivo de impulsionar projetos de PD&I para setores como Logística, Energias Renováveis, Meio Ambiente, Aeroespacial e Manufatura Avançada.
Já em janeiro deste ano, o Senai-PE lançou o Cluster de Inovação Industrial para o Agronegócio, localizado em Petrolina, que deverá promover a aproximação de empresários do setor agroindustrial às evoluções tecnológicas. “Também temos como objetivo o fortalecimento dos dois clusters de inovação que estamos estruturando em Petrolina e no Complexo de Suape, porque entendemos que esses ecossistemas têm capacidade para beneficiar toda a cadeia produtiva que se desenvolve nessas regiões”, concluiu Camila.
Últimas
Mais Lidas