PESQUISA

Produção industrial tem avanço de 17,3% em Pernambuco

Publicado em: 06/04/2023 15:40 | Atualizado em: 06/04/2023 15:08

Resultado foi divulgado nesta quinta-feira (06) pelo IBGE (José Paulo Lacerda/CNI)
Resultado foi divulgado nesta quinta-feira (06) pelo IBGE (José Paulo Lacerda/CNI)
Com alta de 17,3%, a produção industrial em Pernambuco registrou a segunda maior alta do Brasil durante o mês de janeiro deste ano. O índice divulgado nesta quinta-feira (06), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), só perde para o Espírito Santo, onde o avanço foi de 18,6% no mesmo período. 
Os resultados foram os únicos do país com elevação superior a dois dígitos. Os outros estados que registraram alta foram Goiás (2,5%), Amazonas (2,4%), Ceará (1,5%) e Minas Gerais (0,6%). No Nordeste, a média também foi positiva, 6,1%. Já a média nacional apresentou uma retração de 0,3%. 

Com o índice positivo, a indústria pernambucana conseguiu eliminar parte da perda de 26,2% acumulada nos últimos quatro meses do ano passado. A variação percentual acumulada no ano foi de -2,8%, enquanto no acumulado dos últimos doze meses a variação foi de -1,6%.

Em Pernambuco, as seções e atividades industriais que tiveram as maiores variações positivas foram fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores (73,3%), fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (30,6%) e fabricação de bebidas (22,5%). 

Já as maiores baixas foram com relação a fabricação de produtos de minerais não metálicos (-43,2%), fabricação de produtos e minerais não metálicos (-31,1%), metalurgia (-23%), fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-9,2%).

BRASIL
Em relação à média móvel trimestral, cinco dos 15 locais pesquisados apontaram taxas negativas no trimestre terminado em janeiro, com destaque para Rio de Janeiro (-2,8%) e Pará (-1,8%). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a PIM incluiu três novos locais entre os investigados pela pesquisa: Rio Grande do Norte, Maranhão e Mato Grosso do Sul. 

Com o avanço de 0,3% do setor industrial do país nessa comparação, sete dos 18 locais apresentaram resultados positivos, com destaque para Amazonas (13,0%), Maranhão (11,5%) e Minas Gerais (9,8%). No acumulado dos últimos 12 meses, o setor industrial recuou 0,2% e sete dos 15 locais pesquisados acompanharam o resultado negativo.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL