Diario de Pernambuco
Busca

SUAPE

Porto de Suape recebe maior navio de cargas já atracado em águas pernambucanas

Publicado em: 17/03/2023 12:10

Embarcação movimentou mais de 1.500 contêineres (Foto: Divulgação )
Embarcação movimentou mais de 1.500 contêineres (Foto: Divulgação )
O Porto de Suape recebeu, no último sábado (11), um navio porta-contêiner de classe mundial e de maior comprimento já registrado em águas pernambucanas. O APL DUBLIN, com bandeira de Singapura, da empresa armadora CMA CGM, tem comprimento de 347,29 metros e largura de 45,28 metros, com calado máximo de 15,5 metros e capacidade para transportar 10.700 TEU’s (unidade de contêiner de 20 pés). 

O navio, pertencente a classe de maior extensão presente no Brasil, ficou atracado no Cais 1 até a manhã da última segunda-feira (13), seguindo viagem ao Porto de Santos, em São Paulo. A embarcação movimentou mais de 1.500 contêineres em sua passagem pelo estado pernambucano, entre carga e descarga. “A chegada de um navio desse porte ressalta a estrutura diferenciada de Suape. Além da localização estratégica do porto, contamos com berços adequados, equipe preparada e águas profundas, cenário perfeito para receber esse tipo de embarcação. Foram anos de planejamento e simulações para possibilitar o recebimento dos navios de grande porte. Hoje, alcançamos mais um recorde portuário, ganhando destaque nacional e internacional,” afirmou o diretor de Gestão Portuária da estatal, Nilson Monteiro. 

O atracadouro tem capacidade e estrutura para receber navios da classe New Panamax, com 366 metros de comprimento e capacidade para transportar mais de 14.000 TEU’s, embarcações maiores do que o APL Dublin, de acordo com a Portaria 037/2021, emitida por Suape com autorização da Marinha do Brasil. Em julho de 2022, Suape recebeu o navio MSC NEW HAVEN, com 333,99 metros e capacidade para transportar até 8.084 TEU’s. Até então, era o maior da história do porto. 

"O time é preparado e se capacita para receber, da forma mais segura e eficiente, embarcações de porte cada vez maior, de todos os locais do mundo", completou o Head de Operações Portuárias de Suape, Felipe Fonseca. 

Localizado no Litoral Sul de Pernambuco, o atracadouro registrou movimentação de 24,7 milhões de toneladas em 2022, aumento de 12% em relação ao ano anterior (22 milhões de toneladas), mantendo a liderança nacional em transporte de granéis líquidos e navegação por cabotagem (entre os portos do país). Os granéis líquidos (derivados de petróleo) representam 72,1% do total de cargas transportadas, seguidos de carga conteinerizada (22,8%), granel sólido (2,7%) e carga geral solta (2,4%).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL