Diario de Pernambuco
Busca

CONEXÃO

Rede 5G é liberada para outros nove municípios pernambucanos; confira a lista

Publicado em: 27/02/2023 16:51 | Atualizado em: 27/02/2023 16:54

Prestadoras precisam solicitar licenciamento para a Anatel
 (Tânia Rego/Agência Brasil)
Prestadoras precisam solicitar licenciamento para a Anatel (Tânia Rego/Agência Brasil)
Ainda em fase de implantação no Brasil, o sinal do 5G foi expandido novamente nesta segunda-feira (27), para 347 municípios. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as cidades agora têm autorização para começar a transmitir o sinal da nova rede que promete entregar mais velocidade e conectividade aos usuários. Entre as localidades beneficiadas, estão nove cidades pernambucanas. 

Com a autorização da Anatel, prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz nas cidades de Abreu e Lima, Araçoiaba, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, São Lourenço da Mata, já podem solicitar o licenciamento e ativação de estações de 5G nesses municípios. 

De acordo com a Agência, o país já conta com 487 municípios liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G, o que representa o acesso da nova conexão para 86 milhões de brasileiros, 40% da população. Em Pernambuco, estão na primeira fase de implantação as cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe. 

Até o meio do ano, outras 21 cidades entrarão na lista, entre elas Caruaru, Petrolina e Gravatá. Já as capitais terão a quantidade de antenas ampliadas até o dia 31 de julho. "Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários", afirmou o ministro Juscelino Filho. Durante reunião com as operadoras de telecomunicações realizada no final de janeiro, ele reforçou que a MCom deve realizar uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.
Tags: rede | 5g | pernambuco |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL